Como organizar a sua aposentadoria é algo que deve ser pensado desde cedo. Apesar disso, muitos deixam esse aspecto de lado na hora de planejar a sua vida financeira. Para te ajudar nessa tarefa, vamos falar sobre aposentadoria e, mais importante, como organizar o seu dinheiro para que ela seja melhor!
De acordo com o IBGE, a previsão é que em 2040 o número de pessoas na faixa etária dos 60 anos supere o restante da população mais jovem; ou seja; o número de aposentados será predominante no país.
Mas, independentemente do que o IBGE diz, sabemos que todos um dia chegaremos lá. O que resta, portanto, é tornar a experiência de se aposentar mais agradável. Com as mudanças na legislação trabalhista, o mais prudente a se fazer é tomar as rédeas da situação em vez de esperar o benefício do governo.
Como juntar dinheiro para se aposentar?
Bom, temos algumas recomendações para você. O primeiro passo, contudo, é aprender a administrar o seu salário. Depois disso, você pode adotar alguns hábitos:
- Mantenha o INSS em dia; quando você volta a contribuir (principalmente como CLT) você volta a pagar o serviço;
Atenção: Apesar de ter retornado as atividades, o tempo de serviço não será atribuído quando o contrato for encerrado. - Não viva como se o salário adicional fosse garantido; faça dele um bônus. Se possível, mantenha suas necessidades básicas dentro do valor da aposentadoria e guarde o salário extra para realizar suas novas metas de curto prazo;
- Guarde 10% do que receber como reserva, pois o saque do FGTS só será permitido após o final do contrato;
- Invista seu dinheiro a longo prazo. Determine uma porcentagem para tirar do seu salário que irá para a sua aposentadoria e aplique em renda fixa ou variável (a opção que você mais conhecer é a ideal). Isso deve ser um compromisso e, quanto antes começar, melhor.
Caso você tenha se aposentado por uma questão de saúde, declarada como invalidez e só conta com a aposentadoria, as suas necessidades são diferentes:
- Conheça seus direitos; aposentados por invalidez recebem benefícios diferentes do convencional. Por exemplo, isenção do imposto de renda, acréscimo de 25% na aposentadoria, saque do FGTS, quitação de imóvel financiado etc.
- Viva de acordo para viver plenamente. Por aqui, trabalhamos com a distribuição de 70% para despesas imediatas e 30% para suas novas metas.
Se você já se aposentou e está em uma situação financeira confortável, lembre-se de não ultrapassar os limites e, sobretudo, evitar dívidas. Elas podem escalar rapidamente e consumir a sua aposentadoria. Nessa fase da vida é preciso ter cautela redobrada com em muitas áreas e, quando o assunto é dinheiro, não seria diferente.
Mantenha o mesmo padrão que o aposentado que não pode trabalhar e gaste 70% nas rendas básicas e 30% nos planos futuros. Claro, você ainda pode ousar e juntar com o dinheiro das metas, mas não faça isso sempre.
Como viver bem a sua aposentadoria?
Depois de se dedicar tanto ao trabalho, não tenha receio de cuidar de você. Temos certeza que foram altos e baixos financeiros durante esses anos de contribuição, você merece que seu bem-estar diário seja todo voltado para realizar as metas e sonhos que construiu.
Então se organizze: seja através de um novo curso, uma faculdade, aquela viagem que sempre planejou, um novo hobbie e, quem sabe, uma nova profissão. Com um planejamento financeiro bem realizado, você terá tempo e qualidade de vida para aproveitar essa fase da melhor forma possível.
Fonte: Organizze