UNIVERSO POSTALIS

O Universo Postalis é o canal por meio do qual o Postalis apresenta o seu Programa de Educação Financeira e Previdenciária. Aqui, você encontrará conteúdos sobre previdência e finanças com linguagem simples e educativa

Você sabe como funciona o empréstimo em um fundo de pensão?

O empréstimo é uma das modalidades na qual as entidades fechadas de previdência complementar podem investir

Os investimentos de um fundo de pensão devem seguir as regras da Resolução do Conselho Monetário Nacional 4.661/2018, que especifica as formas de investimento dos recursos dos participantes.  De acordo com essa resolução, os fundos de pensão podem investir em renda fixa, renda variável, investimentos estruturados, imobiliário, investimentos no exterior e em operações com participantes, que são os empréstimos.

Esses investimentos devem apresentar rentabilidade suficiente para honrar com os compromissos futuros dos planos, ou seja, realizar o pagamento de benefícios. Os investimentos por meio de empréstimos não são diferentes.

 O que acontece quando as pessoas deixam de pagar as parcelas do empréstimo?

Como o empréstimo é uma forma de investir os recursos dos planos, se as parcelas não são pagas, a rentabilidade cai.

Cada vez que isso ocorre, para manter o investimento alinhado às metas de rentabilidade dos planos, precisamos fazer ajustes nas regras da carteira de empréstimos como, por exemplo, aumentar a taxa de juros.

Quando o participante não paga suas parcelas em dia, ele gera muitas despesas extras para o plano de benefício como:

  • Gastos com telefonia (para entrar em contato com o participante);
  • Contratação de empresa de cobrança;
  • Custos com a negativação (que além de gerar custos para o plano impede o participante de contratar outros empréstimos/ financiamentos);
  • Taxas de cartório, protestos; e
  • Custos bancários com a emissão de boletos.

Entenda

  • O empréstimo é uma modalidade de investimento e, portanto, tem meta de rentabilidade.
  • Se o participante deixa de pagar as parcelas, ele está indiretamente comprometendo a rentabilidade do próprio plano e prejudicando todos os participantes.
  • Quanto maior a inadimplência, mais caro se torna o empréstimo.

É preciso muita atenção da parte do Postalis, pois o patrimônio dos planos deve ser administrado em benefício de todos os participantes, daqueles que têm contratos de empréstimo e também dos que não têm.

Além de um investimento, o empréstimo é um benefício para o participante e deve ser utilizado com consciência.

Fonte: Postalis

Entre em contato

Caso necessário, você pode enviar uma mensagem para esclarecer suas dúvidas e solicitar informações sobre o Universo Postalis e os serviços oferecidos pelo Instituto.

@2019 Universo Postalis. Todos os direitos reservados.