O Conselho Deliberativo – COD aprovou medida para aprimorar a governança e a transparência na condução dos negócios e dos processos do Instituto. A medida foi apresentada pela Diretoria Executiva e aprovada pelo COD na 12ª. Reunião Extraordinária, realizada em 26/07.
A novidade é a conversão da Gerência de Qualidade em Gerência de Controles Internos, voltada para monitorar o cumprimento dos processos financeiros, tecnológicos, de investimentos e contábeis do Instituto, bem como os riscos de “não-conformidades”. O intuito da mudança é minimizar os riscos do não-atingimento de objetivos estratégicos, de falhas operacionais ou de sistemas, erros, perdas ou fraudes.
Com a mudança, a nova Gerência de Controles Internos terá as seguintes atribuições:
– Garantir a conformidade às normas, políticas e legislação dos processos organizacionais;
– Identificar, mitigar e prevenir riscos operacionais e desvios nos processos organizacionais;
– Assegurar o aperfeiçoamento da regulação dos procedimentos internos, desenvolvendo metodologias, instrumentos e ferramentas de controle e monitoramento;
– Acompanhar a elaboração, revisão, revogação e publicação de normativos internos;
– Coordenar a disseminação de cultura de controles internos e risco operacional;
– Coordenar o sistema de gestão da qualidade e;
– Coordenar e monitorar a gestão de processos organizacionais.
A conversão não acarretará aumento de custos para o Postalis.