Postalis esclarece desconto no Abono Anual do PBD

O Abono Anual dos assistidos do Plano de Benefício Definido (PBD) do Postalis veio com o desconto de 75% que parte do Plano de Equacionamento de Déficit (PED), aprovado em 16 de julho de 2021. O PED é o plano que prevê que participantes e Correios contribuam com valores extraordinários para enfrentar o déficit do plano acumulado entre 2015 e 2020.

As medidas referentes ao PED foram amplamente discutidas e divulgadas aos participantes, conselheiros e representantes dos empregados dos Correios. A retenção de 75% do Abono Anual, como contribuição extraordinária, foi aprovada como parte desse esforço de recuperação, essencial para ajudar a equilibrar o plano e para garantir recursos para o pagamento das aposentadorias e pensões dos próximos anos.

A Diretoria Executiva do Postalis se comprometeu a realizar, para o próximo exercício, estudos técnicos, buscando alternativas viáveis que respeitem as exigências legais e financeiras do plano, com soluções que conciliem as necessidades dos participantes com a sustentabilidade do plano. Leia aqui nota sobre a reunião do Postalis com representantes dos trabalhadores dos Correios sobre o desconto do Abono Anual.

Para mais informações sobre as demais medidas do equacionamento e o regulamento ajustado do PBD, acesse os links a seguir:

Confira aqui o hotsite com todas as medidas
• Veja aqui a divulgação prévia do Regulamento do PBD ajustado

A implementação dessas ações é fundamental para garantir o equilíbrio do plano e a segurança financeira de seus participantes.

Postalis abre Carteira de Empréstimos para Dezembro

Juros de 1% ao mês estão entre os menores do mercado já incluída a taxa administrativa

Está aberta a carteira de empréstimos do Postalis para participantes e assistidos do Plano de Benefício Definido (PBD) e do Postalprev. As simulações e solicitações de crédito podem ser feitas pelo Postalis Online até o dia 17 de dezembro! Os valores serão depositados na mesma conta cadastrada para o recebimento de salário ou benefício,  após a análise e assinatura do contrato.

Participantes do Postalprev com contribuição de 4% na parcela P podem tomar empréstimos em até 120 meses. Reveja sua contribuição ao plano e  aproveite o máximo de prazo disponível.

CONSULTE AQUI AS CONDIÇÕES, REGULAMENTO, CRONOGRAMA E TAXAS DE JUROS

Participantes e assistidos que possuam margem consignável e que tenham contribuído com o plano nos últimos seis meses, ininterruptos, estão aptos a solicitar empréstimos. As taxas de juros, já incluída a despesa administrativa, iniciam em 1% ao mês, a depender do plano e do prazo de pagamento. 

No Postalis Online, o participante pode utilizar o simulador para calcular os valores e prazos de pagamentos, que vão de 6 meses até 120 meses (10 anos). O processo é totalmente digital – inclusive a assinatura – e bastante simples, e ainda há um vídeo tutorial para orientar os interessados. Os valores disponíveis variam conforme a idade e margem consignável.

Em caso de dúvidas, a Central de Atendimento está disponível pelo telefone 0800 879 0300, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Postalis engaja trabalhadores na estratégia de Gestão Baseada em Riscos

Instituto realizou a I Semana de Gestão Baseada em Riscos, alinhado às melhores práticas, reforçando sua posição no sistema

O Postalis reafirma seu alinhamento com as melhores práticas de gestão baseada em riscos, fortalecendo sua posição como uma Entidade Fechada de Previdência Complementar – S1 comprometida com a governança, transparência e segurança na administração dos recursos de seus participantes. Essa abordagem tem como objetivo identificar, avaliar e mitigar riscos de maneira estratégica, garantindo maior eficiência operacional e proteção ao patrimônio dos planos de benefícios. Para o sistema previdenciário, essa prática significa não apenas conformidade regulatória, mas também a promoção de uma gestão sustentável e resiliente.

Internamente, o Postalis tem investido no engajamento de todas as áreas na implantação de uma cultura organizacional que prioriza a gestão de riscos. Esse esforço foi consolidado na 1ª Semana de Gestão Baseada em Riscos, realizada no fim de novembro, e que representou o ápice das ações promovidas pelo Instituto ao longo de 2024. Durante dois dias, os trabalhadores e trabalhadoras puderam acompanhar palestras, mesas-redondas e debates sobre o tema com a apresentação de especialistas e representantes dos agentes setoriais como a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), Controladoria Geral da União (CGU) e Correios.

Na abertura do evento, o diretor de Normas da Previc, Alcinei Cardoso Rodrigues, destacou a importância da parceria do órgão regulador com as entidades de previdência complementar demonstrando o fortalecimento da relação de diálogo permanente, inclusive com a revisão de normativos importantes para o setor. “É fundamental tratar a Gestão Baseada em Riscos antes que eles (riscos) se materializem, e a Previc também está num processo de mudança cultural interna neste sentido”, salientou Rodrigues.

Marcos Lima Bandeira, auditor federal de Finanças e Controle da CGU, destacou durante a mesa-redonda realizada no 2º dia e que teve a Auditoria Interna como tema, que as iniciativas implantadas pelo Postalis estão em consonância com as melhores práticas atualmente utilizadas pelo Governo Federal em termos de controles e auditoria interna governamental. “A capacitação dos trabalhadores é fundamental, e deve estar prevista no programa de desenvolvimento da empresa, para que se tenha sucesso na gestão de riscos”, afirmou ao tempo em que parabenizou a iniciativa do Postalis.

Adilson José de Carvalho, auditor chefe dos Correios, frisou que a parceria entre a patrocinadora e o Postalis já tem trazido resultados expressivos em termos de apontamentos e recomendações das auditorias. “A gente percebe o quanto a gestão atual está comprometida efetivamente e preocupada com a melhoria dos seus processos. Isso faz parte da construção de uma cultura colaborativa entre a patrocinadora e o Instituto sob a perspectiva das 3 linhas de defesa”.

Para o Presidente do Postalis, Camilo Fernandes dos Santos, o evento marcou um momento de consolidação das estratégias de governança do Instituto. “A gestão baseada em riscos é um pilar essencial para a solidez do Postalis. Essa semana de discussões reafirmou nosso compromisso em antecipar desafios, minimizar vulnerabilidades e maximizar oportunidades, sempre com foco no interesse dos nossos participantes”, declarou.

Assista ao video de agradecimento do presidente Camilo dos Santos em nosso canal no Youtube

Com a 1ª Semana de Gestão Baseada em Riscos, o Postalis segue avançando em sua missão de aprimorar a governança corporativa, posicionando-se como um exemplo de eficiência e inovação no sistema de previdência complementar.

Contribuição Voluntária no Postalprev: Mais Benefícios para Você

O Postalis oferece aos participantes do Plano Postalprev uma oportunidade única de aliar planejamento financeiro ao cuidado com o futuro. Por meio da contribuição voluntária, você pode garantir uma aposentadoria mais robusta e ainda reduzir o valor do Imposto de Renda a pagar, caso utilize a declaração completa. 

A Receita Federal permite que até 12% da renda bruta anual seja deduzida da base de cálculo do IRPF. Isso significa economia imediata, com um impacto direto no saldo de contas do seu plano de previdência complementar. E o melhor: as contribuições voluntárias são integralmente direcionadas ao seu patrimônio previdenciário, sem incidência de taxas administrativas. 

Para aproveitar o benefício fiscal de 2024, é necessário realizar sua contribuição até o dia 30 de dezembro. No Postalis Online, você encontra uma ferramenta de simulação para verificar se já atingiu o limite de 12% e pode gerar o boleto com o valor necessário. 

Invista em você. Planeje hoje para colher os frutos amanhã. Para mais informações, acesse https://www.postalis.org.br  em AUTOATENDIMENTO (Postalis Online) ou entre em contato com nossa Central de Atendimento pelo número 0800 879 0300

Postalis – Cuidando do seu futuro. 

Postalis avalia opções de menor impacto do Desconto sobre Abono BD em 2025

Em uma reunião realizada no dia 28 de novembro com as entidades representativas ADCAP, FAACO, FENTECT e FINDECT, a Diretoria Executiva do Postalis reafirmou seu compromisso com os participantes e assistidos do Plano de Benefício Definido (PBD). O principal tema em pauta foi o impacto do desconto de 75% sobre o abono anual, correspondente à 13ª parcela da contribuição extraordinária, prevista no Plano de Equacionamento de Déficit (PED).

O PED, que entrou em vigor em fevereiro deste ano e segue as diretrizes da Portaria Previc 1034/2023, foi elaborado para garantir a sustentabilidade financeira do PBD. Entre as medidas implementadas, o desconto sobre o abono anual dos assistidos tem gerado preocupação entre os beneficiários, levando à mobilização das entidades representativas para discutir alternativas que minimizem os impactos financeiros.

Estudos técnicos futuros e diálogo institucional – Para atender a essa demanda, a Diretoria Executiva do Postalis se comprometeu a realizar, para o próximo exercício, estudos técnicos, buscando alternativas viáveis que respeitem as exigências legais e financeiras do plano. Além disso, o instituto abrirá diálogo com os Correios, a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST/MGI) e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Essas instituições desempenham um papel fundamental na aprovação de qualquer mudança que venha a ser proposta.

Compromisso com a transparência e o futuro – O Postalis destacou que as tratativas com as entidades representativas continuarão de forma transparente e aberta. O objetivo é encontrar soluções que conciliem as necessidades dos participantes com a sustentabilidade do plano, sempre mantendo um diálogo franco e construtivo.

Além dessa iniciativa, o Postalis reforçou seu compromisso com a recuperação de ativos e a otimização da gestão financeira. Essas ações são fundamentais para garantir a continuidade dos pagamentos e a proteção dos direitos dos participantes.

Postalis – Compromisso com o futuro e a segurança dos seus participantes

Contracheques de benefícios já estão disponíveis – 11/2024

A Gerência de Benefícios informa que os contracheques do mês de novembro/2024 já estão disponíveis para consulta no Postalis Online e no Aplicativo do Postalis.

Os benefícios serão creditados no dia 29/11/2024, até as 17 horas.

Aposentados e Auxílio-Doença
Para consultar o seu contracheque e imprimi-lo a qualquer momento, siga as orientações abaixo:

1.Acesse o Postalis Online: https://goo.gl/jk5DgT
2. Informe CPF, matrícula e senha;
3. No Menu à esquerda, clique em “Benefícios” e selecione a opção “Solicitações/Contracheques”;
4. Selecione o mês de referência contracheque;
5. Clique em “Gerar”;
6. Caso queira imprimir, basta clicar no ícone da impressora, no alto à esquerda.

Veja o tutorial “como gerar o contracheque pelo Postalis Online”: https://goo.gl/RhYg9D

Pensionistas
Para consultar o seu contracheque e imprimi-lo a qualquer momento, siga as orientações abaixo:

1. Acesse o link do autoatendimento: https://bit.ly/2wZxU2p
2. Informe CPF e data de nascimento (dados do recebedor da pensão) e clique em “Confirmar”
3. Informe o TOKEN (código de validação) enviado por SMS para o celular cadastrado e depois clique em “VALIDAR TOKEN”
4. Depois de validado o TOKEN, você será direcionado à página do pensionista
5. Na área restrita, no centro da página clique na parte “contracheque / comprovantes / recebedores”
6. Em contracheques, selecione o mês que deseja consultar e clique em “gerar” para baixar o documento

Postalis inicia Pesquisa de Satisfação com os participantes

Questionário será enviado por e-mail pela ACERTE – Pesquisa & Comunicação

O Postalis realizará sua Pesquisa de Satisfação junto aos participantes, com o objetivo de fortalecer o relacionamento e gestão, além de obter informações visando cumprir as diretrizes estratégicas estabelecidas para a gestão 2024/2026.

A pesquisa será realizada pela empresa ACERTE – Pesquisa & Comunicação, responsável por outros levantamentos deste tipo em Fundos de Previdência Complementar e vamos ouvir mais de 1.300 participantes.

Os selecionados aleatoriamente receberão a pesquisa enviada do e-mail ACERTE PESQUISA <SNW1.acerte@sphinxonline.com> , com o assunto ‘PESQUISA SATISFAÇÃO POSTALIS’. O contato iniciará com ações digitais (e-mail, WhatsApp ou SMS).

O Postalis reforça seu compromisso de que os dados coletados serão tratados de forma sigilosa e analisados de maneira consolidada, não permitindo a identificação dos respondentes e suas opções no questionário.

Contamos com a sua participação!