Reserva Técnica de Serviço Anterior – RTSA

A Reserva Técnica de Serviço Anterior (RTSA) é um tema que tem gerado discussões entre o Postalis e os Correios e também dentro dessas instituições.

Trata-se de um assunto complexo e importante que tem impacto financeiro no Plano de Benefício Definido e tem sido alvo de preocupação da direção do Postalis desde antes da intervenção. Na busca de uma definição do tamanho da RTSA, 3 empresas de consultoria já foram contratadas para elaborar parecer a respeito do assunto. Ainda assim, permanecem pontos a serem definidos.

Na atual diretoria, o tema é tratado com prioridade e tem sido colocado em todas as reuniões do Conselho Deliberativo, uma vez que alguns de seus membros exercem cargos de direção e alto assessoramento dentro dos Correios, reforçando assim o trato do assunto dentro do patrocinador.

Desde o início de 2020, o assunto vem sendo tratado diretamente com a Presidência e com a Diretoria de Governança dos Correios. Dessas tratativas, concluiu-se pela necessidade de estabelecer um grupo de trabalho misto (Correios/Postalis) para levantar as questões ainda pendentes, estabelecer as premissas de cálculo, verificar os pagamentos feitos e devidos e dimensionar o tamanho da dívida, tudo isso tendo como propósito agilizar a solução do problema. A Portaria – PRT/PRESI nº 116/2020 – do Presidente dos Correios instituiu o referido grupo que tem se reunido todas as terças-feiras com avanços significativos nos trabalhos.

Existe, ainda, uma ação jurídica, movida pelo Postalis contra os Correios e a União, em fevereiro de 2015, que requer o retorno do pagamento suspenso. Neste processo, que se encontra em conclusão para sentença, os Correios não apresentam contrariedade ao pagamento da dívida, alegando basicamente que não podem pagar por determinação do Tesouro Nacional.

BNY Mellon

 

 A recuperação de prejuízos causados ao Postalis no passado, seja por investimentos que não deram certo, seja por maus investimentos, isto é,  por má fé, tem sido a tarefa que toma a maior parte do tempo e demanda mais esforços da Diretoria e das gerências de Investimentos e Jurídica. O assunto é tratado com tal prioridade que, no Postalis, o Comitê de Investimentos (assim chamado nos Fundos de Pensão) se chama Comitê de Assessoramento e Recuperação.

Desde a intervenção já foram recuperados em torno de R$ 285 milhões e outros 62 casos estão em processo de negociação com ou sem ações judiciais. Dentre esses processos, estão os casos que envolvem o Banco BNY Mellon e que, sem dúvida, são os de maior proporção e mais emblemáticos.

Várias estratégias foram e estão sendo adotadas na busca de recuperar o prejuízo causado pelo Banco. Desde 2014, as diretorias do Postalis têm entrado na justiça com ações para reparação dos danos, uma das quais resultou no bloqueio judicial de R$ 250 milhões do Mellon.

Durante a intervenção, houve o ingresso, pelo Postalis, de um processo de “Discovery” (tentativa de descoberta de provas) nos Estados Unidos que não prosperou por causa de discordância de método judicial e de jurisdição e da relação custo-benefício. Esta situação foi discutida com o Ministério Público Federal (MPF), com a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) e com diversas entidades representativas dos participantes que entenderam pela não continuidade desta ação.

Ainda na intervenção, mais um processo judicial e um processo arbitral foram ingressados e iniciou-se uma negociação direta entre as partes, com a participação do MPF, que, atualmente, encontra-se em andamento.

Existem até hoje 9 ações judiciais contra o Mellon. A mais comentada e polêmica é a que foi conduzida pelo MPF de São Paulo com pedido de reparação de R$ 8,2 bilhões, que foi extinta na 1ª instância. As demais estão em andamento na justiça.

Além das ações judiciais, diversas denúncias foram oferecidas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), uma das quais resultou em multa de R$ 120 milhões e outras em absolvição do Mellon.

Também, uma representação foi feita junto ao Banco Central, solicitando a abertura de processo administrativo contra o Mellon, mas não rendeu frutos.

Eleições 2020: novo Calendário Eleitoral

Período de votação acontecerá entre os dias 13 e 21 de julho. Campanhas eleitorais seguem até o último dia do pleito.

A eleição para a escolha dos representantes dos participantes nos Conselhos Deliberativo e Fiscal foi adiada.

A mudança ocorreu em atenção à demanda de participantes e entidades representativas que relataram dificuldades decorrentes do isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Conforme o novo Calendário Eleitoral, a votação ocorrerá das 09 horas do dia 13/07 às 18 horas do dia 21/07. As campanhas eleitorais seguem até o dia 21 de julho, conforme estabelece o Edital.

Lembramos que para votar, é necessário obter a senha diretamente no site das Eleições 2020. Acesse o tutorial e solicite a sua!

Desempenho do Postalis é destaque na imprensa

Notícia do jornal Valor Econômico mostra que planos PBD e Postalprev tendem a bater meta, mesmo em ano de crise

O desempenho dos investimentos do Postalis neste ano de 2020 recebeu um destaque positivo pela imprensa especializada em economia. Na edição desta quinta-feira (28/05), o jornal Valor Econômico mostra que, apesar da crise que atinge os mercados financeiros e que se reflete também nos fundos de pensão, os dois planos do Instituto estão sendo menos impactados.

De janeiro a abril, o plano BD registra resultado positivo de 2,80%, superior à sua meta atuarial para o período, que é de 1,80%. O Postalprev, apesar de ainda estar negativo em 2,40% no acumulado do ano, tem retorno melhor do que a média de rentabilidade dos demais fundos de pensão no País, que aponta perdas de 3,53% no mesmo período.

Na reportagem, que contou com entrevista do Diretor de Investimentos do Postalis, Alexandre Dias Miguel, o jornal relata que durante o período de intervenção foram saneados os investimentos ruins e que a carteira se tornou mais conservadora, protegendo o patrimônio durante este período de alta volatilidade.

Assinantes do jornal podem conferir o texto na íntegra, clicando aqui .

Variação da Cota influencia Saldo de Contas

Alteração é resultado da rentabilidade dos planos. Mesmo com a crise financeira causada pela pandemia, os índices de rentabilidade dos planos se destacaram no setor de previdência complementar.

Enquanto a bolsa de valores brasileira (B3) recuou 36,9% no 1º trimestre, levando planos de previdência abertos e fechados a perdas expressivas, o PBD e o Postalprev tiveram desvalorização de 0,80% e 4,19%, respectivamente. 

Por consequência, tivemos uma redução no valor das cotas do Plano Postalprev, o que se refletiu no “Saldo de Contas do Participante” apresentado no contracheque. Clique aqui para entender melhor como funcionam as cotas e a forma que elas influenciam o saldo de contas.

Mesmo com a crise provocada pelo novo coronavírus, que derrubou o mercado financeiro no mundo todo, os resultados dos planos do Postalis se destacaram no segmento de previdência complementar. De janeiro a abril, a rentabilidade do Plano BD acumula 2,80%, ante uma meta atuarial de 1,80% No Postalprev, o resultado de janeiro a março era negativo em 3,66%. Porém, houve recuperação em abril, fazendo com que, nos primeiros quatro meses do ano, o retorno negativo passasse a 2,41%.

Enfrentamos um momento difícil. Que exige cautela. Contudo, os índices bem menos impactados do que os de outras fundações, têm atraído a atenção da imprensa e inclusive foram divulgados em alguns dos principais jornais econômicos do País.

Acompanhe em nosso site todas as informações sobre seus planos de previdência por meio do Boletim Postalis EM NÚMEROS.

Chapas homologadas têm lista preliminar divulgada

A Comissão Eleitoral do Postalis divulgou na quinta-feira (21/05), a lista preliminar de candidaturas homologadas para a participação no processo eleitoral 2020.

As Chapas que tiveram seus recursos indeferidos pela Comissão têm até às 18 horas desta segunda-feira (25/05), para apresentar recurso ao Conselho Deliberativo do Postalis. A lista definitiva das candidaturas homologadas será publicada nesta quinta-feira (28/05).

O processo eleitoral deste ano será para a escolha dos membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal representantes dos participantes. Ao todo serão 05 vagas, 03 para o Conselho Deliberativo e 02 para o Conselho Fiscal, com os respectivos suplentes.

O Regimento e o Calendário Eleitoral, bem como os demais documentos relativos às eleições, estão disponíveis no hotsite ELEJA: https://postalis20.eleja.com.br/. No hotsite você vai saber como será a votação e por que é tão importante participar! Acesse o Palanque Virtual para conhecer melhor os candidatos!

Em 20/12/2019, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc encerrou a intervenção no Postalis. Na mesma data, em regime especial, foram empossados o presidente, o diretor de Investimentos e os membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, com mandatos provisórios, de duração de até seis meses.

A nova versão do Estatuto Social do Postalis foi aprovada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc após os ajustes solicitados e a aprovação definitiva foi publicada no Diário Oficial da União do dia 17/04/2020. O Estatuto foi aprovado sem ressalvas e entrou em vigor a partir da data da publicação e já está disponível para consulta no site e no Postalis ONLINE.

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Eleições 2020: Tutorial para obtenção de senha

Período de votação vai das 9 horas do dia 13 de julho às 18 horas do dia 21 de julho.

Para votar, você deve solicitar a senha diretamente no sistema Eleja seguindo as orientações abaixo:

    1. Acesse o sistema Eleja (https://postalis20.eleja.com.br/);
    2. No canto superior direito, clique em “Vote Aqui”;
    3. Clique no botão “Gerar Senha”;
    4. Preencha os campos com as informações solicitadas;
    5. Clique em “Gerar Senha”;
    6. Leia atentamente as informações nas telas seguintes e clique em “Concordar”;
    7. Escolha a forma como quer receber a sua senha (e-mail ou SMS);
    8. Clique novamente em “Gerar Senha”.

A lista definitiva das candidaturas será divulgada no dia 28/05. Enquanto isto, consulte as candidaturas deferidas até o momento: 

Acesse o Palanque Virtual para conhecer melhor os candidatos!

Matéria atualizada em 30/05/2020 em razão da mudança do período de votação.

Postalis EM NÚMEROS divulga dados do 1º Trimestre

A gestão atenta aos movimentos do mercado fez com que os planos BD e Postalprev sofressem menos com os impactos gerados pela pandemia do novo Coronavírus. 

Enquanto a bolsa de valores brasileira (B3) recuou 36,9% no período (sendo 29,9% somente no mês de março), levando planos de previdência abertos e fechados a perdas expressivas, o PBD e o Postalprev tiveram desvalorização de 0,80% e 4,19%, respectivamente, no último mês. Ainda assim, o Postalis fecha o primeiro trimestre com uma variação positiva de 1,07% no BD e um recuo de 3,66% no Postalprev (índice 11 vezes melhor do que o de alguns planos de previdência aberta que registram perda de até 41%, segundo a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais – Anbima). 

O boletim Postalis em Números apresenta dados da gestão como alocação da carteira de investimentos, volume de arrecadação, pagamento de benefícios, evolução do patrimônio, reservas matemáticas e rentabilidade dos planos BD e Postalprev.

Desde abril/2019, o boletim passou a ser divulgado exclusivamente na versão online. Clique aqui e acesse!