Comprovante de Rendimentos 2020 – IRPF 2021

Documento está disponível desde o dia 26 de fevereiro no Postalis Online. Participantes Ativos terão suas informações fornecidas pelos Correios.

A DIRF abrange todos os Assistidos (Aposentados e Pensionistas), participantes que receberam Benefício de Auxilio Doença, Pensão Alimentícia descontada em Folha, e ainda, nossos ex-participantes que receberam Resgate ao longo de 2020.

Estarão disponíveis ainda:

– Descritivo de pagamento de Empréstimo;

– Descritivo de pagamento da UNIMED;

– Descritivo de recolhimento contributivo de Autopatrocínio;

– Descritivo de recolhimento contributivo efetuado fora de folha de pagamento.

Os participantes ativos que não se encaixam nesses casos, ou seja, cujas contribuições ao Postalis foram feitas exclusivamente por intermédio da patrocinadora, receberão o comprovante emitido pelos Correios.

Para obter o comprovante, basta acessar o Postalis Online , fazer o login com a senha e selecionar a opção desejada. Acesse aqui um PDF contendo orientações importantes.

A declaração é obrigatória para o contribuinte com rendimentos tributáveis acima de R $28.559,70 no ano passado.

As regras e as novidades deste ano estão disponíveis no site da Receita.

Lembramos que, a declaração do IR se dará no período de 01/03/2021 a 30/04/2021. É importante ficar atento ao prazo de entrega da declaração. O não cumprimento do prazo implica em multa.

 

Consulte os documentos para solicitar aposentadoria e institutos previdenciários

Resumo facilita a procura dos participantes por estas informações.

Veja abaixo e de forma resumida como solicitar e quais os documentos necessários aos processos de concessão.

Como solicitar aposentadoria ou institutos previdenciários (resgate, portabilidade, autopatrocínio, BPD):

  • Fazer o agendamento
  • Enviar documentos via “Fale Conosco” antes da data agendada para atendimento
  • Aguardar o contato do Postalis na data e horário marcado
  • Consultar o hotsite do PDI para obter mais informações

Documentos para aposentadoria

No Plano BD Saldado

  • Cópia do Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho com a patrocinadora, com assinatura do empregado e do empregador ou cópia da carteira de trabalho com a baixa;
  • Comunicado de Decisão de Isenção de Imposto de Renda da Previdência Social – Laudo Pericial do INSS, quando for o caso;
  • Se não for aposentado pelo INSS: CNIS e cópia da carteira de trabalho (página com a foto, qualificação civil e todos os contratos de trabalho anteriores à admissão nos Correios);
  • Se aposentado no INSS: Extrato de pagamento ou Histórico de Créditos – HISCRE do INSS relativo ao último mês de recebimento;
  • Se aposentado por Tempo de Contribuição pelo INSS: carta de concessão/Memória de cálculo completa (todas as páginas) ou CONBAS – Dados da Concessão;
  • Se aposentado por Idade pelo INSS: Cópia da Carta de Concessão acompanhada do CONBAS – Dados da Concessão;
  • Informar dependentes para fins de Imposto de Renda, se houver (nome completo, CPF, grau de parentesco e data de nascimento).

No Plano Postalprev

  • Cópia do Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho com a patrocinadora, com assinatura do empregado e do empregador ou ou cópia da carteira de trabalho com a baixa;
  • Comunicado de Decisão de Isenção de Imposto de Renda da Previdência Social – Laudo Pericial do INSS, quando for o caso;
  • Se aposentado no INSS: Extrato de pagamento ou Histórico de Créditos – HISCRE do INSS relativo ao último mês de recebimento;
  • Informar dependentes para fins de Imposto de Renda, se houver (nome completo, CPF, grau de parentesco e data de nascimento).

Documentos para Institutos

Resgate / Portabilidade / Autopatrocínio / Benefício Diferido

  • Cópia do Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho com a patrocinadora, com assinatura do empregado e do empregador ou cópia da carteira de trabalho com a baixa;
  • Para portabilidade enviar também: 1) Dados do plano receptor: Nome da Entidade, CNPJ, nome do plano, CNPB ou código SUSEP, pessoa para contato na Entidade, telefone do indicado para contato, endereço e dados bancários: banco, agência e conta; 2) Cópia do contrato do plano receptor da Portabilidade.

Esclarecimento sobre a fila na Central de Atendimento

O Postalis está tomando providências para otimizar os serviços da sua Central de Atendimento, com a reorganização interna das atividades e turnos de trabalho, visando reforçar as equipes de atendentes nos horários de maior demanda.

Nestes últimos dias, o tempo de espera na fila tem estado acima do normal. O motivo principal é alta procura por informações relativas ao PDI dos Correios. Só na primeira fase do Programa, foram mais de 4.400 desligamentos, que se somaram à demanda habitual por atendimentos e aproximadamente 1.400 participantes que irão se desligar dos Correios em abril.

Clique aqui e assista a LIVE sobre o PDI Correios 2020 / 2021.

Vale lembrar que os “agendamentos de atendimento para o PDI” estão abertos para o mês de abril. O cronograma dos agendamentos de março está sendo cumprido. Os benefícios incluídos até o dia 15 deste mês serão analisados, com pagamento previsto para a folha de março. Já os formalizados a partir do dia 16, serão analisados para a folha de abril.

O Postalis agradece pela compreensão e reitera o compromisso de centrar esforços, a fim de reduzir os transtornos deste momento atípico.

Diretoria dos Correios visita sede do Postalis para celebrar os 40 anos da entidade

Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (26), o presidente dos Correios, Floriano Peixoto Vieira Neto, acompanhado do Diretor de Administração – Danilo Cezar Aguiar de Souza, do Diretor de Negócios – Alex do Nascimento, do Diretor de operações – Carlos Henrique de Luca Ribeiro, do Diretor de Governança / presidente do Conselho Deliberativo do Postalis – Celso José Tiago e do Diretor de Gestão de Pessoas – Heronides Eufrásio Filho compareceram na sede do Instituto para saudar a Diretoria-Executiva, por ocasião do aniversário de 40 anos do Postalis.

O presidente Floriano Peixoto ressaltou o a importância da recuperação do Instituto. “Tão fundamental quanto a sustentabilidade dos Correios é, também, das suas empresas vinculadas. O Postalis, especialmente por ser o responsável pela aposentadoria e garantia de uma velhice tranquila aos seus empregados”, disse.

Para o presidente do Postalis, Paulo Humberto Cesar de Oliveira, a estrutura do Instituto está fortalecida e preparada para enfrentar o cenário atual da previdência complementar. “O Postalis mudou e esta nova fase está sendo percebida pelos nossos participantes, pensionistas, patrocinador e pelo mercado de previdência. Estamos retomando a credibilidade merecida de um fundo de pensão que é responsável pelo complemento de renda de centenas de milhares de pessoas, considerando nossos mais de 130 mil participantes e seus familiares”, comentou durante o ato que contou também com a presença da maioria do corpo gerencial da empresa.

Presidente do Postalis fala sobre os 40 anos da entidade em entrevista

Blog Abrapp em Foco, especializado em previdência complementar, destaca processo de reestruturação

O presidente do Postalis, Paulo Humberto Cesar de Oliveira, fala sobre os motivos que o Instituto, seus colaboradores, participantes, assistidos e patrocinador têm para comemorar os 40 anos de atividades do Postalis neste 26 de fevereiro.

A entrevista foi concedida ao blog Abrapp em Foco, veículo especializado em previdência complementar fechada, publicado pela associação que reúne 250 entidades deste segmento.

Leia a íntegra aqui: https://blog.abrapp.org.br/blog/postalis-celebra-aniversario-de-40-anos-com-avancos-no-processo-de-reestruturacao/

Postalis completa quatro décadas de atividades em momento de reconstrução

Criado em 1981, Instituto passou por adversidades mas está retomando a credibilidade e os bons resultados

O Postalis celebra no dia 26 de fevereiro 40 anos de atividades. Criado em 1981 com a missão de garantir aos empregados dos Correios uma complementação dos benefícios da previdência social, o Instituto enfrentou adversidades, causadas também por má gestão, mas chega aos 40 anos em um momento de reconstrução. 

Após encerrar dois anos de intervenção federal, o Postalis realizou eleições entre os participantes e assistidos para recompor seus Conselhos Deliberativo e Fiscal. A Diretoria Executiva, antes composta pela Presidência e Diretoria de Investimentos, passou a contar com uma Diretoria de Gestão Previdencial.

O Instituto hoje conta com um Programa de Integridade e Canal de Denúncias independente, além de ter novamente se aproximado dos representantes dos participantes e assistidos por meio de reuniões frequentes. Nos últimos dois anos, os balanços vêm sendo aprovados sem ressalvas e a recuperação de ativos de investimentos mal-sucedidos soma quase R$ 400 milhões. Além disso, o Plano BD superou sua meta atuarial em 2020 ao rentabilizar 12,51%, enquanto o Postalprev registrou retorno de 6,96%. Uma nova estratégia previdencial está em discussão e, entre os estudos, está o lançamento de um plano de Contribuição Definida (CD). 

Para o presidente Paulo Humberto Cesar de Oliveira, a estrutura está fortalecida e preparada para enfrentar o cenário atual da previdência complementar, que exige gestão ágil, produtos flexíveis e atenção redobrada às questões de governança, ética e integridade.

“O Postalis mudou e esta sua nova fase está sendo percebida pelos nossos participantes, pensionistas, patrocinador e pelo mercado de previdência”, comenta. “Estamos retomando a credibilidade merecida de um fundo de pensão que jamais atrasou pagamentos e que é responsável pelo complemento de renda de centenas de milhares de pessoas, considerando nossos mais de 130 mil participantes e seus familiares”. 

A data do aniversário será comemorada com uma cerimônia virtual entre os colaboradores e com o lançamento de uma marca específica, para celebrar o período de atuação do Instituto.

O Postalis mudou!

Veja alguns números e realizações recentes do Postalis: 

14º maior fundo de pensão do País em patrimônio, entre 250 entidades

134 mil participantes em dois planos: PBD e Postalprev

Quase R$ 400 milhões em investimentos recuperados

Dois últimos anos com balanços aprovados sem ressalvas

95% de satisfação de participantes e assistidos com o atendimento

40 anos pagando benefícios em dia

Contribuições ao PBD terão novo percentual e acerto retroativo a 2020

Alterações valem desde abril de 2020 e acertos retroativos serão realizados em duas etapas, uma em fevereiro e outra em março. Veja como ficam as contribuições.

As contribuições feitas pelo patrocinador, Correios, e pelos participantes e assistidos do PBD do Postalis serão alteradas a partir deste mês de fevereiro. Com a aprovação dos planos de custeio relativos a 2020, concluída neste mês, as contribuições ao PBD serão elevadas As contribuições ao Postalprev já foram reduzidas desde julho de 2020 e haverá devolução da arrecadação feita a maior a partir de março. 

O que muda no PBD?

O percentual da contribuição extraordinária de equacionamento dos déficits de 2012 e 2014 saiu de 17,77% para 18,39%, considerando a vigência compreendida entre abril/2020 e março/2021. Essa alteração alcança participantes, assistidos e pensionistas, bem como a contrapartida patronal.

A partir de fevereiro, o percentual contributivo já será de 18,39% e a cobrança das diferenças retroativas será realizada em duas fases: uma em fevereiro e outra em março de 2021.

Em fevereiro, serão pagas as diferenças relativas ao período entre abril e agosto de 2020. Em março, serão processados os ajustes e acertos contributivos do período de setembro de 2020 a janeiro de 2021, incluindo ainda a diferença sobre o abono anual (13º).

Simulando o impacto no PBD

Se o aposentado recebe um benefício de R$ 1.000,00, sua contribuição extraordinária sobe de R$ 177,70 para R$ 183,90.

Em fevereiro e março de 2021, o Postalis efetuará o desconto relativo à diferença de contribuição de 0,62%, ao mês, incidente sobre os benefícios saldados dos ativos e sobre os benefícios pagos aos aposentados e pensionistas. Então, se o benefício é de R$ 1.000,00, a diferença de contribuição extraordinária será de R$ 6,20 para um mês.

Cabe sempre lembrar que os benefícios de aposentados e pensionistas recebem reajustes em agosto de cada ano, o que impacta a base de incidência da contribuição extraordinária.

Destaca-se a manutenção da taxa de carregamento de 6,9%, incidente sobre as contribuições normais, mantendo-se, assim, a contribuição para aposentados de 8,7% sobre o benefício, sendo 8,1% de contribuição normal e 0,6% de contribuição administrativa.

O que muda no Postalprev?

Desde julho de 2020, houve redução da alíquota para custeio da cobertura dos benefícios de risco (parcela BR) e saldo projetado (parcela SP), que se referem a auxílio-doença, pecúlio, pensão por morte, aposentadoria por invalidez e benefício mínimo, tendo saído de 0,399% para 0,33%, incidente sobre os salários de participação dos participantes ativos e autopatrocinados.

Essa alteração não alcança aposentados e pensionistas, restringindo-se aos participantes ativos e autopatrocinados, bem como a contrapartida patronal.

A mudança da alíquota já foi aplicada desde julho de 2020. A devolução da arrecadação realizada a maior de abril, maio e junho de 2020 será feita em março de 2021, possibilitando um menor impacto quando se tratar de participantes ativos nos dois planos.

Simulando o impacto no Postalprev

Se o participante recebe um salário de R$ 3.000,00, sua contribuição para custeio dos benefícios de risco (parcelas BR e SP) foi reduzida de R$ 11,97 para R$ 9,90.

No caso de devolução da diferença retroativa, para um participante que recebe um salário de R$ 3.000,00, a diferença de contribuição que ele tem a receber é de 0,069% e corresponde ao valor de R$ 2,07.

Processo de aprovação dos Planos de Custeio

O processo de aprovação do plano de custeio do Plano de Benefícios Definido (PBD) foi iniciado em março/2020 e demandou, além da aprovação do Conselho Deliberativo do Postalis, aprovação da Diretoria e do Conselho de Administração do patrocinador, ciência e análise do órgão supervisor, o Ministério das Comunicações, e por fim, aprovação pela SEST – Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais , tendo o Postalis tomado ciência em 02 de fevereiro deste ano.

No Postalprev, o processo de aprovação foi mais simples, já que, diferentemente do PBD, houve redução de alíquota de contribuição. O Postalis foi comunicado da aprovação do plano de custeio do Postalprev pelo Conselho de Administração dos Correios em 08 de julho de 2020.

A observância destes dispositivos é indispensável para o equilíbrio e a solvência dos planos de previdência administrados pelo Postalis.

 

Recuperação de R$ 400 milhões em ativos do Postalis é tema de notícia no Valor

Diretor de Investimentos, Pedro Pedrosa, comenta as estratégias do Instituto para recuperar recursos dos planos

As estratégias e os resultados do esforço de recuperação de ativos de investimentos mal sucedidos, feitos em gestões passadas do Postalis, foram tema de reportagem publicada hoje, no jornal Valor Econômico. A notícia trata dos quase R$ 400 milhões já recuperados até agora e as perspectivas do Instituto para reincorporar mais recursos ao patrimônio dos planos de benefícios.

Em entrevista, o atual Diretor de Investimentos, Pedro Pedrosa, falou deste trabalho que demonstra a mudança em curso no Postalis, visando a sustentabilidade da entidade em benefício de seus participantes. “Vamos continuar com os trabalhos em parcerias com gestores, recuperadores e escritórios. E vamos intensificar a questão jurídica quando necessário”, afirmou ao jornal.

Assinantes do Valor podem ler a íntegra da notícia clicando aqui.