8ª Semana Nacional de Educação Financeira

A 8ª Semana Nacional de Educação Financeira ocorrerá de 8 a 14 de novembro de 2021 e terá como tema Planejamento, Poupança e Crédito Consciente: O PLA-POU-CRÉ e a sua saúde financeira.

Saiba mais: https://semanaenef.gov.br/ .

A abertura da Semana ENEF será na segunda-feira, 8 de novembro, às 10h, e poderá ser acompanhada pelo canal do Banco Central no Youtube. Para marcar o início da Semana, uma equipe de especialistas internacionais nos ajudará a entender o que é saúde financeira e como o planejamento, a poupança e o crédito consciente podem contribuir para uma vida financeira mais saudável.

2ª Semana de Ética e Integridade acontece em Novembro

Evento de 03 a 05/11 visa construir uma cultura institucional íntegra e ética entre os funcionários e terá a participação de profissionais renomados abordando temas como: a ética no dia a dia, a promoção da integridade e o combate à corrupção, funcionamento do Canal de Denúncias do Postalis e valores éticos na organização.

Após a intervenção da Previc, por problemas em gestões passadas, o Postalis vem trabalhando no fortalecimento da sua governança. Segundo o Gerente de Controles Internos e Compliance, Antônio Helder Guedes, a responsabilidade da cultura baseada na ética e no cumprimento das obrigações legais é de todos no instituto: dirigentes, empregados, fornecedores, parceiros e prestadores de serviços.

“A cultura organizacional tem que incorporar as questões éticas e de integridade no dia a dia da organização. Não podemos nos pautar somente em atender normativos, temos que incorporar essas questões em nossas vidas e refletir isto no Postalis.”, reforça Helder.

A 2ª Semana de Ética e Integridade, voltada aos colaboradores, tem como base esta premissa. De 3 a 5 de novembro, as palestras serão transmitidas ao vivo, sempre das 16h às 18h00. A programação ainda inclui dicas, vídeos e um canal da ética disponível na plataforma interna de comunicação.

Ao final das palestras, haverá um “quiz” para tornar mais interativa a experiência dos participantes, incentivando a disseminação dos conteúdos que serão apresentados.

Confira a programação:

Comunicado Importante


Prezado(a) participante,

Informamos que houve uma falha de segurança no sistema de atendimento do Fale Conosco e Ouvidoria, fazendo com que as notificações de abertura dos chamados registrados entre 13/08 e 09/09/2021 fossem encaminhadas, indevidamente, para um e-mail particular.

Para mitigar eventuais danos causados pela falha, o Postalis comunicou ao proprietário do e-mail receptor a necessidade da exclusão de todas as notificações encaminhadas inadequadamente, o qual se comprometeu a excluí-las de imediato.

Temos conhecimento de que, neste período, você registrou um chamado num destes canais de atendimento. Devido a isso, é nosso dever lhe comunicar sobre a ocorrência do incidente no qual seu nome, e-mail e o texto da sua manifestação foram transmitidos a um terceiro.

Ressaltamos que o Postalis está adotando todas as medidas determinadas pela Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD e demais legislações em vigor no país, visando sanar a ocorrência deste tipo de incidente. Além disto, revisou e reforçou as suas estruturas de segurança da informação.

Pedimos desculpas pelo ocorrido, agradecemos pela sua compreensão e nos colocamos à disposição para quaisquer informações adicionais.

                                                                              POSTALIS – Instituto de Previdência Complementar

Seguro de Vida tem alteração no processo de sinistros

Atendimento será realizado diretamente pela corretora Seguros do Brasil

A partir de 01/10/2021, os atendimentos dos processos de sinistros de seguro de vida do Postalis serão realizados diretamente pela corretora Seguros do Brasil, através do telefone e whatsapp business: 0800 729 0373 e do e-mail vidapostalis@segurosdobrasil.com.br .

O número de contato com os segurados/beneficiários será o (61) 3550-5553.

Os atendimentos sobre inadimplências, emissão de boletos, adesões, cancelamentos e atualizações de beneficiários permanecem da mesma forma, com atendimento no Postalis, via 0800 879 0300 ou pelo Fale Conosco.

Aumento do IOF reflete no Empréstimo Postalis

As novas alíquotas aumentam o custo do crédito para empresas e famílias

O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é cobrado pelo governo em alguns tipos de transações financeiras. Ele é composto por duas alíquotas diferentes: a diária e a fixa que incidem sobre operações de crédito (como empréstimo e financiamento). Isto significa que, quando o imposto aumenta, mais caro fica o custo efetivo total de cada uma das operações.

O Postalis alerta aos participantes que solicitaram empréstimo na semana de 13 a 18/09 que o IOF aplicado na operação será o do fato gerador, ou seja; a alíquota válida no dia em que o dinheiro foi efetivamente creditado em conta, mesmo que o Postalis Online ainda indicasse naqueles dias a antiga alíquota do imposto.

Esclarece ainda que o aumento do custo efetivo total do empréstimo decorreu da aplicação do IOF, tendo as taxas de juros se mantido no mesmo patamar aplicado anteriormente pelo Instituto.

As novas alíquotas do IOF começaram a valer nesta segunda-feira (20). O aumento, que é de 36%, vai ser cobrado até o dia 31 de dezembro de 2021. 

Postalis apoia operação da PF que apura prejuízos do passado

A Operação “Amigo Germânico”, deflagrada nesta sexta-feira (17) pela Polícia Federal, é uma notícia positiva para o Postalis, seus participantes e patrocinador porque se trata de mais uma das ações que vêm sendo realizadas nos últimos anos para a recuperação de prejuízos causados por gestões passadas e responsabilização dos culpados.

Estas operações são embasadas em informações e documentos enviados ao Ministério Público Federal – MPF pelo próprio Postalis com a expectativa de que os responsáveis sejam punidos e os recursos sejam devolvidos ao Fundo de Pensão.

No MPF, existe uma equipe, denominada Força-tarefa Postalis, que, com o apoio deste Instituto, investiga os prejuízos causados por má gestão no passado, acionando a Polícia Federal, quando necessário.

A operação de hoje é mais uma dentro deste contexto que teve início em 2017 com uma intervenção da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) no Postalis e tem continuidade na gestão atual.
É importante esclarecer que a sede do Instituto e seus atuais dirigentes não são alvos da operação, ao contrário, dela participam como apoio indireto.

O Postalis segue em seu caminho de recuperação e de total apoio ao MPF, Polícia Federal e outras autoridades.

Comunicado sobre declarações de IRPF pendentes na Malha Fiscal

Acompanhe aqui as orientações e esclarecimentos para cada situação de pendência com a Receita Federal

ATUALIZADO em 27/09 – O Postalis finalizou na tarde da última sexta-feira (24) o envio de todos os lotes de retificação à Receita Federal, os quais já estão sendo processados. A previsão é de que as declarações de assistido, com pendência relativa às contribuições, sejam liberadas até 30/09/2021.

Consulte o e-CAC para verificar a situação da sua declaração. Se a partir do dia 01/10, após consultar o e-CAC, a sua declaração ainda estiver retida na malha fiscal, salve a página que apresenta a pendência e nos envie para análise por meio do Fale Conosco.

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ATUALIZADO 23/09 – O Postalis iniciou a retificação das informações para a Receita Federal e a previsão é que a conclusão de envio pelo Instituto e processamento pela Receita aconteça até 08/10/2021.

A retificação da e-Financeira consiste em corrigir o código de reconhecimento do valor referente a contribuição de assistido (8,7% do valor do benefício) do Plano BD, com isso a Receita Federal identificará o valor de contribuição à previdência privada conforme consta no informe de rendimentos disponibilizado pelo Postalis.

O envio para a Receita acontece em lotes de referência mensal, dos meses de 2019 e 2020, e as informações podem ser processadas gradativamente pela Receita (exemplo: contribuições de 01/2020, depois 02/2020 e assim por diante até o fechamento anual).

Alertamos que podem ocorrer alterações dos valores no sistema e-CAC nos próximos dias, mas ainda não será o resultado final. A expectativa é que a informação esteja completa para regularização da pendência até 08/10/2021.

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Depois da retificação que o Postalis realizou referente às informações de contribuição, um grupo de participantes ativos e assistidos permaneceu na malha fina. Abaixo, vamos esclarecer o que ocorreu e o que precisa ser realizado de acordo com cada situação: participante ativo ou aposentado, associados da ADCAP ou UNACOB, declaração na malha fiscal com pendência ou contribuinte intimado pela Receita.

1. Participantes ativos que são associados da ADCAP e estão amparados por liminar judicial (declaração com pendência)

De acordo com os esclarecimentos da Receita Federal, em seminário promovido pela Associação Nacional dos Contabilistas das Entidades de Previdência – ANCEP (saiba mais), apenas as contribuições normais (Postalprev) foram consideradas para fins de dedução do imposto de renda, sendo, nesta análise automática da declaração, desconsideradas as contribuições extraordinárias do Plano BD para os participantes que estão amparados por liminar judicial favorável a dedução da contribuição extraordinária.

Como resolver a pendência referente à contribuição?

A Receita estabeleceu que fará a análise individual das declarações dos contribuintes com decisão judicial favorável à dedução da contribuição extraordinária.

Para isso, os participantes terão que entregar a documentação necessária para esta análise. Se comprovadas as informações apresentadas na declaração, ela deixará a malha fiscal e seguirá o processamento normal.

Quais documentos deverão ser apresentados à Receita?

Os documentos são: o(s) informe(s) de rendimentos do ano em que consta a pendência (2019 e/ou 2020) e os documentos comprobatórios da liminar judicial que estabelece a dedução da contribuição extraordinária.

Como conseguir os documentos?

O informe de rendimentos é aquele emitido pelos Correios, referente ao ano-calendário da pendência. O participante associado da ADCAP poderá acessar os documentos disponibilizados pela Associação por meio do link abaixo e qualquer dúvida entrar em contato no endereço: apoioimpostoderenda@adcap.org.br
Solicite os documentos por meio do endereço: https://adcap.org.br/index.php/malha-fina-iv-liminar-para-apresentacao-na-receita-federal/

 

Como entregar os documentos à Receita?

A Receita permite que os documentos sejam enviados pela internet, Portal e-CAC, sem a necessidade de comparecimento presencial. Veja como apresentar os documentos:

www.gov.br/pt-br/servicos/entregar-documentos-de-malha-fiscal-de-imposto-de-renda

2. Assistidos: aposentados do Plano BD

O Postalis realizará uma nova retificação das informações transmitidas à Receita Federal. A retificação da e-Financeira consistirá na transmissão em campos separados das informações de contribuições do Plano BD: contribuição de assistido (8,7% do valor do benefício) e contribuição extraordinária. Na transmissão realizada no mês de agosto, estas informações foram enviadas em um único campo o que implicou na divergência apresentada no e-CAC.

Com este arquivo retificador, que está sendo preparado para transmissão com a maior brevidade possível, o valor de contribuição à previdência privada, conforme consta no informe de rendimentos disponibilizado pelo Postalis, será o mesmo informado pelo Instituto na e-Financeira.

Orientamos que os assistidos aguardem para verificar a situação da declaração, depois de finalizado o envio destas informações pelo Postalis e realizado o processamento pela Receita.

Atenção! Se você recebeu Intimação Fiscal, siga as orientações do próximo tópico.

3. Aposentados e ativos que receberam Intimação Fiscal

Se você recebeu a Intimação Fiscal porque sua declaração caiu na malha, em razão da divergência de contribuição à previdência privada, então é necessário que apresente, dentro do prazo estabelecido na intimação, os documentos para comprovar as informações prestadas na sua declaração.

Os assistidos não precisam aguardar a retificação do Postalis. Estes já podem apresentar os documentos exigidos para análise da Receita. Se for o caso, o Postalis será notificado para justificar ou corrigir as informações.

Quais documentos deverão ser apresentados à Receita?

Os documentos são: o(s) informe(s) de rendimentos do ano em que consta a pendência (2019 e/ou 2020) e os documentos comprobatórios da liminar judicial que estabelece a dedução da contribuição extraordinária. O Termo de Intimação pode trazer a exigência de mais documentos. Então, leia-o atentamente e envie todos os documentos necessários para análise da sua declaração.

Como conseguir os documentos?

O informe de rendimentos é aquele já emitido pelos Correios e/ou Postalis, referente ao ano-calendário apontado pela Receita. Os documentos referentes à liminar judicial deverão ser solicitados à  Entidade responsável pela ação judicial da qual você faz parte:

Associados da UNACOB – Solicite os documentos por meio do Portal:
https://unacob.com.br/contato

Associados da ADCAP – Solicite os documentos por meio do endereço:
https://adcap.org.br/index.php/malha-fina-iv-liminar-para-apresentacao-na-receita-federal/

Como entregar os documentos à Receita?

A Receita permite que os documentos sejam enviados pela internet, sem a necessidade do comparecimento presencial. Veja como encaminhar os documentos solicitados nos links abaixo:

www.gov.br/pt-br/servicos/entregar-documentos-de-malha-fiscal-de-imposto-de-renda

ou

www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda/malha-fiscal/intimação

Depois destas providências por parte do Postalis e/ou dos próprios participantes é esperado que as declarações sejam liberadas pela Receita Federal, para que os contribuintes recebam a restituição ou realizem o pagamento devido do imposto de renda.

Em caso de dúvida sobre as orientações acima, ou se o seu caso não se enquadra em nenhuma das situações apresentadas, envie sua manifestação por meio do Fale Conosco.

Para possibilitar a análise dos casos pelo Postalis, envie em anexo a crítica do e-CAC e o informe de rendimentos utilizado na declaração.

Postalis lança aplicativo de consulta por celular

O App está disponível nas versões Android e iOS

Para baixar, procure nas lojas de aplicativos pelo nome: Mobile do Postalis. Selecione e instale.

Para fazer o login, o participante deve informar o seu CPF e a mesma senha de acesso ao Postalis ONLINE. Em seguida, receberá um SMS de confirmação contendo uma senha que deverá ser inserida no aplicativo.

Nesta primeira versão os usuários podem:

– consultar contratos e limites de empréstimo;
– consultar e atualizar seus dados de contato;
– consultar suas contribuições e saldos de contas nos planos BD e Postalprev;
– consultar comprovantes (contracheque de benefícios, Extrato para IR e Resgate).

Outros serviços serão adicionados em novas versões como: extrato dos planos, contratação de empréstimo, simulador de aposentadoria, etc… .

Caso haja alguma dúvida na utilização do app, acesse o fale conosco ou ligue na Central de Atendimento 0800 879 0300.

Acompanhar de perto o próprio plano de previdência é um dos cuidados que os participantes de um fundo de pensão devem ter com seu futuro. Com o aplicativo do Postalis o participante poderá acessar as informações do(s) seu(s) plano(s) a qualquer hora e de qualquer lugar.

Aproveite mais essa facilidade que o Postalis disponibilizou para você!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code das lojas Android e iOS e baixe o aplicativo:

                        Apple (iOS)                                 Google Play (Android)