Diretores do Postalis visitam FAACO

Visita de cortesia serviu para esclarecimentos e apresentações

Na última sexta-feira, 02/06, o presidente do Postalis, Camilo Fernandes dos Santos, e o Diretor de Investimentos, Carlos Alberto Zachert, acompanhados do assessor da presidência, Raphael Vieira, estiveram na sede da Federação dos Aposentados e Aposentáveis dos Correios – FAACO, em São Paulo.

Diretores da ARACT/SP da esquerda para direita: Marinalva -Diretora de Imprensa, Walter-Conselho Fiscal, Fernandes – Presidente FAACO e ARACT/SP, Camilo Fernandes – Presidente do Postalis, Diretor Beto Zachert – Diretor de Investimentos Postalis, Maria José – Diretora Financeira, Carmem Lucia – Diretora Administrativa e Ana Maria – Vice-presidente da ARACT/SP.

Durante a visita Camilo Fernandes falou sobre as auditorias internas e externas realizadas no Postalis e citou sua experiência anterior em Fundos de Pensão, por ser oriundo do Banesprev.

Camilo também explicou as providências que estão sendo adotadas para a implementação do Plano de Equacionamento de Déficit do BD e sobre as perspectivas voltadas ao Postalprev. A implementação do novo plano CD, o processo na justiça contra o Banco BNY Mellon e o pagamento da RTSA pelos Correios também foram discutidos durante o encontro.

Por fim, o presidente do Postalis reafirmou seu compromisso com a gestão e seu empenho em favor dos participantes dos planos de benefícios administrados pelo Instituto e se colocou à disposição para novos encontros a fim de discutir as pautas julgadas necessárias pelas entidades representativas.

Malha Fiscal 2023: dicas sobre o que fazer

Pendências na Declaração podem ser resolvidas. Veja como!

Olá! Sou Mariana Inoue, Técnica da Gerência de Benefícios. Acabou o prazo para fazer a declaração de ajuste anual referente ao ano calendário 2022, e para quem está com pendência, ou seja, caiu na malha fiscal, eu tenho uma informação muito importante!

Caso você tenha identificado algum erro no preenchimento, basta enviar a declaração retificadora com a informação correta.

Agora, se for um(a) participante amparado(a) por decisão liminar ou por sentença judicial, beneficiário(a) da dedutibilidade das contribuições extraordinária da base de cálculo do Imposto de Renda Retido na Fonte – IRRF, o reconhecimento não é automático.

A Receita Federal dá a possibilidade de envio antecipado dos documentos probatórios à regularização. O prazo para envio, só ocorre a partir do ano calendário subsequente, ou seja, para o exercício 2023, abrirá o prazo em 02/01/2024.

Isto também não impede que a Receita Federal faça a intimação ou notificação para regularizações antes da abertura do prazo citado. Consulte sempre seu extrato de processamento na plataforma e-CAC.

Para regularizar, após a abertura do prazo, siga o passo-a-passo elaborado pelo Postalis clicando aqui. 

Em caso de dúvidas, abra um chamado pelo fale conosco ou se preferir, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800 879 0300 .

Esperamos ter ajudado! 

Suspensão do adiantamento do Abono Anual prepara equacionamento do PBD

Medida vem sendo divulgada desde 2021 como parte da solução para evitar o fim do plano

O adiantamento do Abono Anual para aposentados e pensionistas do PBD, que costumava acontecer em junho, foi suspenso em 2023. A medida prepara o plano para o equacionamento de déficit relativo ao período de 2015 a 2020, chamado de PED20, que foi aprovado no Instituto em 16 de julho de 2021 e desde então vem sendo divulgado aos participantes, conselheiros e representantes de empregados da patrocinadora, veja aqui. O objetivo é evitar insolvência do PBD, que acumula déficit de R$ 8,8 bilhões e, na situação atual, tem recursos suficientes somente até o ano de 2028.

A solução para o PBD está prestes a ser implementada e uma das medidas já aprovadas é a cobrança de 75% do Abono Anual como contribuição extraordinária. Os 25% restantes são inferiores ao adiantamento, que habitualmente cobria 40% do valor de um benefício mensal.

Essa suspensão do adiantamento é legal?
Sim, porque o adiantamento do Abono Anual é uma liberalidade do Postalis, não caracterizando em obrigação regulamentar. Diante da situação do plano, e da retenção de 75% do Abono Anual como parte da solução para o déficit, contribuindo para a solvência do plano.

O Postalprev terá adiantamento do Abono Anual? Por quê?
Sim, porque o Postalprev não possui déficit. Assim, será mantida a antecipação de 40% do Abono Anual aos aposentados e pensionistas recebedores de renda vitalícia, cujos benefícios foram concedidos até maio de 2023. A data prevista para o crédito é 30/06/2023.

O equacionamento do PBD já foi implementado?
O PED20 já foi aprovado pelo Postalis, Correios e SEST. Ele está sendo preparado para envio à Previc e, depois disso, será implementado. A intenção é preparar o PBD para o equacionamento e resguardar recursos para o pagamento de aposentadorias e pensões.

Desde quando essa suspensão está prevista?
O equacionamento e todas as suas medidas vem sendo discutido e divulgado amplamente nos últimos anos. A retenção de 75% do Abono Anual é de conhecimento de todos desde 16 de julho de 2021, quando o PED20 foi aprovado no Postalis.

Quais as demais medidas do equacionamento?
Confira aqui o hotsite com todas as medidas: clique aqui
Veja aqui a divulgação prévia do Regulamento do PBD ajustado: clique aqui

Postalis organiza Fórum com entidades de participantes

Encontro permitirá a construção de uma agenda positiva para o Instituto.

O Postalis reuniu as associações representativas de seus participantes e assistidos, em um encontro por videoconferência, na tarde de quinta-feira (26/05), conduzida pelo presidente Camilo Fernandes, para discutir o formato e as regras de um Fórum de Discussão que deve ser implantado a partir de junho 2023.

Na abertura do encontro, Camilo Fernandes fez questão de se colocar à disposição das entidades representativas no sentido de manter um canal de comunicação aberto ao diálogo com a Diretoria. Ele reforçou seu compromisso de resgatar a imagem do Postalis, quer seja para os colaboradores e participantes, quanto para a imprensa e a sociedade em geral.

 

Camilo reafirmou que não haverá grandes guinadas e aventuras em relação aos investimentos feitos pelo Instituto, no que foi acompanhado pelo Diretor de Investimentos, Carlos Zachert. “Sabemos da necessidade de rentabilizar os investimentos, mas não abriremos mão do objetivo de garantir a perenidade do pagamento dos benefícios”, destacou.

O Sr. Antonio Fernandes, presidente da Federação dos Aposentados, Aposentáveis e Pensionistas dos Correios e Telégrafos – FAACO, destacou que os aposentados e pensionistas apostam no êxito da nova gestão. Os demais dirigentes também felicitaram o novo presidente e se colocaram à disposição para auxiliar nos trabalhos de condução do Instituto.

Outros assuntos abordados:

Seguro de Vida – Há uma demanda judicial aguardando resposta, mas a questão comercial está resolvida. Haverá uma prorrogação até 30/06 para que se defina as ações subsequentes.

PED – Plano de Equacionamento do Déficit do BD – o plano já foi aprovado na SEST e nos Correios. Em seguida será encaminhado ao Conselho Deliberativo para adequações e posterior envio à PREVIC.

Reforma do ESTATUTO – o Postalis encaminhou a proposta e aguarda o retorno da patrocinadora Correios.

Camilo Fernandes disse ainda que pretende realizar uma agenda de visitas às sedes das entidades de participantes no sentido de estreitar as relações e ampliar a transparência entre o Instituto e essas entidades.

O próximo encontro do Fórum ficou agendado para o final do mês de junho, quando o tema RTSA será debatido e no decorrer dos próximos encontros, o PED também será um assunto para esclarecimentos.

Postalis recebe visita da Diretoria da ADCAP

Novo presidente tratou da pauta de temas cruciais para os participantes

Nesta quinta-feira, 18/05, o presidente do Postalis, Camilo Fernandes dos Santos, e o Diretor de Investimentos, Carlos Alberto Zachert, receberam para uma visita de cortesia os dirigentes da Associação dos Profissionais dos Correios – ADCAP.

Durante o encontro, o presidente da Associação, Roberval Corrêa, fez uma breve apresentação do histórico de atuação da ADCAP junto ao Postalis desde 2013, para em seguida tratar de temas considerados cruciais pela entidade, como a manutenção da boa governança do Instituto e dos investimentos.

Karina Dantas (GRP), Roberval Corrêa, Luiz Menezes, Marcos César, Carlos SantaAna, Rogiero de Andrade, José Maria, Camilo Fernandes, Carlos Zachert e Rafael Vieira.

Roberval fez questão de ressaltar as “urgentes” ações necessárias para a continuidade do plano BD, quais sejam: equacionamento do déficit, recuperação de ativos, cobranças ao banco BNY Mellon e a busca pelo pagamento da RTSA pelos Correios. Segundo ele, “estas são questões complexas e que irão requerer muito trabalho e disposição política do Instituto para que se chegue a uma solução definitiva”.

O presidente Camilo Fernandes agradeceu a iniciativa da visita e disse considerar de suma importância a proximidade do Postalis com as entidades representativas de participantes. “Nesses 15 primeiros dias de intensos trabalhos, tenho me atualizado sobre as diversas questões delicadas que envolvem o Postalis, e que serão tratadas com a máxima prioridade”, ressaltou. Em relação aos investimentos, Camilo afirmou que “não haverá aventuras nessa seara, durante sua gestão”. Ele ainda exaltou o “trabalho estritamente técnico” que vem sendo realizado pelo agora Diretor de Investimentos, Carlos Zachert.

Camilo Fernandes disse que sua gestão será focada nos interesses e nas necessidades dos participantes e das entidades representativas, e que todos os esforços serão feitos no sentido de recuperar a imagem do Instituto e que conta com a colaboração da ADCAP no mesmo sentido. Ele anunciou que em breve fará uma agenda para estabelecer um diálogo também com as demais entidades que representam os participantes dos planos administrados pelo Instituto.

A reunião foi acompanhada pelos assessores do Postalis, Rafael Vieira e Marco Aurélio Weyne, e a Gerente de Atendimento ao Participante, Karina Dantas. Por parte dos visitantes, estiveram presentes o presidente da ADCAP, Roberval Corrêa, acompanhado do vice-presidente e secretário-geral, Rogiero Victor de Andrade, e dos diretores, Carlos Roberto de Santa’Ana (Aposentadoria e Previdência), Luiz Alberto Menezes (Administrativo e Financeiro), José Maria dos Santos (Relações Externas) e pelo assessor Marcos Cezar Alves.

Novo presidente do Postalis adere ao Postalprev

Com a adesão, dirigente afirma sua confiança no plano e seu compromisso com o Postalis, além de assegurar um futuro financeiro melhor para ele e sua família

Na última sexta-feira (12/05), na sede do Postalis em Brasília, o novo presidente do Instituto, Camilo Fernandes dos Santos, formalizou sua adesão ao plano Postalprev.

A Gerente de Relacionamento com o Participante, Karina Dantas, e o Suporte de Atendimento Pedro Carneiro, fizeram uma apresentação ao novo dirigente sobre os benefícios e as vantagens de ser participante do plano, e esclareceram suas dúvidas.

Karina e Pedro aproveitaram a oportunidade para destacar o quanto é vantajoso no Brasil poder participar de um plano de previdência complementar fechada, com paridade de 100% por parte do patrocinador. Segundo Karina, “menos de 1,3% da sociedade brasileira têm acesso a essa vantagem.” “Este é um dos melhores investimentos do país, senão o melhor, uma vez que rende 100% automaticamente, já no momento do aporte. Não existe nenhum investimento que dê tamanho retorno, num prazo tão curto”, destacou a gerente.

Além da poupança previdenciária turbinada com a paridade, o plano também dispõe de benefícios de risco (auxílio-doença, pecúlio por morte, aposentadoria por invalidez, pensão por morte) de custeio mutualista, além de outras vantagens como o acesso a empréstimos com juros diferenciados do mercado, dedução no imposto de renda (12% do rendimento anual), possibilidade de recebimento flexível do benefício, portabilidade e resgate.

Nos últimos 5 anos, o Postalprev teve rentabilidade acumulada bem maior do que a da taxa básica de juros e da poupança (63% de rentabilidade, frente à 36% da Selic e 23,8% da poupança).

Outros argumentos sobre o Postalis, administrador do Postalprev, foram lembrados ao novo dirigente, tais como: mais de 4 décadas de funcionamento, sem nunca ter atrasado no pagamento de benefícios; entidade sem fins lucrativos, conseguindo com isso prestar seus serviços com baixa despesa administrativa em relação às entidades de previdência privada; possui o menor “custo administrativo per capita” entre os grandes fundos de pensão do país; dispõe de um novo arcabouço de normas, processos e controles, que o torna uma das EFPC’s mais atualizadas em relação às normas de governança; dispõe de meios de comunicação adequados para dar transparência à sua gestão; dispõe da mais longeva empresa pública do país como patrocinadora (Correios).

Ao final, Camilo Fernandes se disse convencido com tantos argumentos vantajosos e muito satisfeito pela sua escolha. “De fato é uma oportunidade imperdível, que não pode ser descartada por nenhum dos trabalhadores do Postalis ou dos Correios”, conclui o novo presidente.

Obs: O Postalis prepara uma ampla campanha de marketing com o objetivo de sensibilizar os funcionários dos Correios que não participam ou por algum motivo deixaram de participar do Postalprev a aderirem ao plano e, com isso, passarem a usufruír, junto as suas famílias, dessa vantagem tão especial.

Karina Dantas (GRP) com o novo presidente Camilo Fernandes