Postalis renegocia mais de R$ 292 mil no 1º sábado de contato da Campanha Desenrola

Central de Atendimento realiza as ligações para os participantes inscritos, então fique atento para não perder essa oportunidade

Uma equipe especializada da Central de Atendimento iniciou, no último sábado (9/12), o reforço das ligações da campanha Desenrola, para renegociar contratos de empréstimos inadimplentes. Foram 110 ligações atendidas que já resultaram em 55 propostas aceitas – as demais ainda podem ser aceitas durante o prazo da campanha, até o fim de dezembro. As renegociações do sábado somam um montante de R$ 292.223,44, com valor de entrada equivalente a R$ 34.756,81.

“Já são 55 pessoas que irão começar o ano com a vida financeira mais equilibrada. O potencial é muito maior, já que estamos procurando ativamente todos os mais de 5 mil inscritos na campanha Desenrola, nos dias úteis e aos sábados. É nossa missão oferecer condições facilitadas para ajudar nossos participantes a sair de uma situação difícil e se reorganizarem”, comenta o presidente do Instituto, Camilo Fernandes dos Santos.

Fique atento: os atendentes estão ligando para todos os inscritos ao longo da semana, no horário comercial. Para facilitar o contato em caso de compromissos dos participantes nos dias de semana, a equipe do Postalis irá ligar também no próximo sábado (16/12), das 8h às 12h, utilizando o número (61) 2106-4700. Não deixe de atender para ouvir sua proposta, em condições especiais e facilitadas. Além dos juros menores de 1% ao mês, o prazo será estendido até 120 meses para pagar (10 anos), os encargos serão reduzidos em 50%, 75% ou 100%, de acordo com o período de atraso, além de isenção de custos de protesto de dívidas até R$ 5 mil. Caso não efetive a renegociação, o participante continuará arcando com juros maiores, prazos e despesas previstos originalmente em seu contrato, perdendo a oportunidade de economizar e se mantendo inadimplente, portanto, sem permissão para contratar novos créditos.

Se você recebeu a ligação do Postalis e não conseguiu atender, pode entrar em contato com a Central de Atendimento 0800 879 0300 e pedir para conhecer a sua proposta. É sua oportunidade de começar 2024 com as contas em dia!

Reduza seu imposto de renda e aumente sua aposentadoria no Postalprev

Prazo vai até 27 de dezembro e o benefício fiscal não é cumulativo

O Postalprev oferece uma oportunidade para seus participantes reduzirem o Imposto de Renda a pagar – na declaração completa – e ainda aumentar o valor da aposentadoria no futuro. Basta fazer uma contribuição voluntária ao plano até o dia 27 de dezembro de 2023. O Postalis está com uma campanha voltada aos participantes e autopatrocinados do plano, exceto vinculados, que dá a oportunidade de realizar aportes adicionais no valor mínimo de R$ 250,00 (correspondente a 1 Unidade Previdenciária do plano – UPP). É uma oportunidade de investimento no futuro, em um plano superavitário e com rentabilidade acima da meta, além de uma chance única de pagar menos imposto, um ganho real em dinheiro.

O benefício fiscal está disponível para todos os que declaram Imposto de Renda (IR) pelo formulário completo. Isso porque a Receita Federal permite o abatimento do valor investido no plano Postalprev na base de sua declaração anual de ajuste, com limite de até 12% da renda bruta anual.

“O reflexo desse incentivo fiscal é o aumento do seu patrimônio no plano PostalPrev e resulta em uma renda maior de aposentadoria no futuro”, destaca o Diretor de Gestão Previdencial do Postalis, Walison Melo Costa. Ele lembra que, se perder o prazo da contribuição – até o último dia útil do ano – o benefício não se acumula para o ano seguinte. “Por isso é importante atentar para o prazo de 27 de dezembro, para não desperdiçar o dinheiro que você pode economizar com o imposto.”

Outra vantagem da contribuição voluntária é que sobre esta não incide taxa administrativa, ou seja, ela entra integralmente para o saldo de contas do participante. 

No site do Postalis (https://www.postalis.org.br/) e no Postalis Online é possível consultar todas as informações sobre essa excelente oportunidade! Consulte também nossa Central de Atendimento pelo número 0800 879 0300, nos dias úteis, das 8h às 18h.

Postalis entra em contato com inscritos e inicia a 2ª etapa da Campanha Desenrola

A Central de Atendimento vai ligar do número (61) 2106-4700 nos próximos sábados, 09 e 16 de dezembro, das 08 às 12 horas. Fique atento!

A Central de Atendimento do Postalis vai realizar nos próximos sábados, 09 e 16 de dezembro, no período de 08 às 12h, de forma excepcional, o atendimento por meio de contato telefônico, com os participantes e assistidos inscritos na Campanha Desenrola Postalis.

O objetivo é apresentar condições especiais de valores e prazos disponíveis para cada participante inscrito. Dentre as vantagens, serão parcelas de até 120 meses para pagar (10 anos), juros menores de 1% ao mês e redução de encargos de 50%, 75% ou 100%, de acordo com o período de atraso, além de isenção de custos de protesto de dívidas até R$ 5 mil.

Durante essas datas e horários, a Central de Atendimento adotará uma postura ativa, entrando em contato por telefone para esclarecer dúvidas e propor alternativas para a renegociação e quitação dos empréstimos pendentes. Portanto, se você se inscreveu na campanha é fundamental que fique atento(a) ao nosso chamado, uma vez que um de nossos atendentes poderá se comunicar através do número (61) 2106-4700.

Esta é uma excelente oportunidade para negociar suas dívidas e começar o ano de 2024 com as finanças em ordem!

Postalis abre carteira de empréstimo dos planos em dezembro

Juros de 0,94% ao mês estão entre os menores do mercado já incluída a taxa administrativa

Está aberta a carteira de empréstimos do Postalis, gerando novas possibilidades de solicitações de crédito por participantes e assistidos do Plano de Benefício Definido (PBD) e do Postalprev que possuam margem consignável e que tenham contribuído com o plano nos últimos seis meses, ininterruptos. As taxas de juros estão entre as menores do mercado, com média de 0,94% ao mês, já incluída a taxa administrativa.

A carteira de empréstimos é uma modalidade de investimentos que permite retornos para os planos de previdência. Ao mesmo tempo, ajuda os participantes a organizar sua vida financeira em momentos de necessidade, com condições competitivas, já que o Instituto não tem fins lucrativos.

Participantes inscritos na campanha Desenrola Postalis, para solução de dívidas com empréstimos do Instituto, poderão solicitar novos créditos depois do pagamento em dia das primeiras seis parcelas da renegociação ou imediatamente após a quitação integral do contrato inadimplente.

No site do Postalis, pelo serviço Postalis Online, o participante pode utilizar o simulador para calcular os valores e prazos de pagamentos disponíveis de acordo com sua margem consignável e o seu percentual de contribuição aos planos. Os prazos podem variar de 06 a 96 meses (8 anos), por exemplo. O processo é totalmente digital – inclusive a assinatura – e bastante simples, e ainda há um vídeo tutorial para orientar os interessados (clique aqui).

Os depósitos dos valores contratados serão feitos nos dias 13 e 15 de dezembro, a depender da data de contratação, na mesma conta cadastrada para o recebimento de salário ou benefício.

Em caso de dúvidas, a Central de Atendimento está disponível pelo telefone 0800 879 0300, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Postalis detalha PED 2020 em 4º Fórum com Entidades Representativas

Diretoria Executiva também destacou o resultado dos investimentos acima da meta mantendo seu compromisso com a Transparência.

O Postalis realizou o 4º encontro deste ano, via videoconferência, com representantes de associações e sindicatos dos trabalhadores dos Correios. O Fórum prioriza a transparência e a colaboração dos integrantes em busca de propostas e soluções ligadas aos assuntos mais sensíveis da entidade.

O Presidente, Camilo Fernandes dos Santos, o Diretor de Investimentos, Carlos Alberto Zachert, e o Diretor de Gestão Previdencial, Walison Melo Costa, acompanhados do gerente de Gestão Previdencial, Raul Rocha, abordaram os próximos passos do Plano de Equacionamento de Déficit (PED) do Plano de Benefício Definido (PBD). A rentabilidade dos planos Postalprev e PBD, ambas acima da meta atuarial no acumulado de janeiro a outubro, também foram destaque.

Na abertura do encontro, o presidente Camilo Fernandes fez questão de destacar o grande esforço realizado para viabilizar o pagamento do Abono Anual dos assistidos do plano BD já na próxima terça-feira (12/12). Ele ressaltou a sinergia entre os diretores, conselheiros e o patrocinador Correios em prol dos aposentados e pensionistas.

Na oportunidade, o diretor Walison Costa e o gerente Raul Rocha falaram sobre as próximas ações e os trâmites necessários à implantação do PED 2020, iniciando por uma avaliação atuarial que já está sendo providenciada. Ela é necessária pois o novo regulamento do PBD, em vigor desde 22/11/2023, altera a concessão de novas pensões, extingue o pecúlio por morte e prevê abatimento de até 75% do abono anual.

Esta avaliação vai atualizar os valores do PED, contemplando movimentações populacionais (como saída de participantes do plano e aumento da idade dos integrantes), recalculando as obrigações e alíquotas extraordinárias, que passarão a ser vitalícias. Os cálculos ainda não estão disponíveis, mas serão divulgados com transparência a todos, assim que concluídos, inclusive com uma nova edição do Fórum.

Questionado, Raul Rocha explicou que não há necessidade de aprovação do resultado da avaliação e das novas alíquotas de contribuição por outras instâncias, o que permitirá a aplicação das alterações a partir de 2024, preferencialmente em janeiro. E acrescentou, que também será assinado o contrato de dívida referente à parcela de responsabilidade dos Correios sobre o déficit, trazendo mais segurança no processo para participantes e assistidos.

Na sequência, o diretor Carlos Zachert anunciou os resultados dos investimentos do PBD (7,25%) e do Postalprev (9,2%) acumulados nos primeiros 10 meses de 2023, ambos acima da meta atuarial de 7,14%. Ele adiantou que a perspectiva para novembro é muito positiva. Sobre a recuperação de investimentos malsucedidos do passado, ele informou que, somente neste ano, foram R$ 189 milhões reincorporados ao patrimônio dos planos previdenciários e que, desde 2018, este valor está próximo de R$ 1 bilhão em recuperações.

Zachert aproveitou a oportunidade para reforçar o pedido de apoio das entidades no sentido de divulgarem aos seus associados as vantagens da campanha Desenrola do Postalis que visa renegociar contratos, reduzir a inadimplência e ampliar o acesso ao crédito para os participantes e assistidos. Ao longo deste mês, os atendentes estão em contato com os inscritos na campanha – inclusive aos sábados – em um esforço para efetivar as renegociações em condições vantajosas, como juros abaixo de 1% ao mês e isenção de encargos, entre outros.

Postalis pagará décimo terceiro dos aposentados no dia 12 de dezembro

Depósitos serão feitos após decisão da Diretoria e Conselho Deliberativo do Postalis junto aos Correios.

Na próxima terça-feira (12 de dezembro), aposentados e pensionistas do Plano de Benefício Definido (PBD) do Postalis irão receber o pagamento do abono anual de 2023. Da mesma forma, os participantes assistidos do Postalprev receberão seu abono anual. O valor será depositado nas contas com o desconto do Imposto de Renda Retido na Fonte e contribuição extraordinária de 19,93%. Para os que passaram a receber a aposentadoria ou pensão ao longo deste ano, o valor é proporcional aos meses em que receberam o benefício.

O presidente do Postalis, Camilo Fernandes dos Santos, ressalta o esforço conjunto da Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo do Instituto, junto ao presidente dos Correios, para garantir o pagamento do abono anual do PBD em 2023. Não houve adiantamento do abono neste ano, uma vez que o Postalis estava aguardando a aprovação do Plano de Equacionamento de Déficit (PED). O objetivo foi evitar o risco de pagar o adiantamento e agora, em dezembro, cobrar valores dos participantes como devolução para cobrir o déficit, o que causaria desconforto e problemas.

Com a medida, fica garantida a renda dos assistidos do PBD para este final de ano, enquanto é feita a avaliação atuarial que deverá aplicar, a partir de 2024, o novo Plano de Equacionamento de Déficit (PED), devolvendo o equilíbrio financeiro ao plano. O Postalprev já se encontra superavitário.

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Postalis vai pagar 13° integral aos aposentados em dezembro de 2023

Instituto tem prazo de 90 dias para avaliação específica e aplicará alterações no plano em 2024

Em atendimento à recente aprovação do novo regulamento do Plano de Benefício Definido (PBD), o Postalis está tomando as primeiras medidas para o equacionamento que irá devolver o equilíbrio financeiro ao plano. De acordo com a Portaria Previc nº 1.034, de 22 de novembro de 2023, que aprovou a nova regulamentação do PBD, e seguindo o Art. 361, II, da Resolução Previc nº 23/2023, o Instituto está em processo de realizar uma avaliação atuarial de propósito específico. Esta avaliação, que inclui o plano de custeio com as novas alíquotas e contempla o equacionamento do déficit de 2020, deve ser concluída e enviada dentro de um prazo de 90 dias a contar da publicação do novo regulamento do PBD.

Diante dos procedimentos técnicos em andamento, a aplicação imediata do desconto de 75% sobre o abono anual dos assistidos e sobre a 13ª contribuição dos participantes ativos se torna inviável. Por essa razão, eles serão pagos em dezembro e as alterações serão aplicadas em 2024.

Esta decisão foi tomada conjuntamente pela Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo do Postalis, além do presidente do patrocinador Correios. “O objetivo é garantir o pagamento do abono e do 13º de 2023, sempre em conformidade com as normativas legais vigentes”, destaca o presidente do Postalis, Camilo Fernandes dos Santos. O novo plano de custeio está previsto para ter vigência a partir de janeiro de 2024 e todas as informações relevantes serão amplamente divulgadas pelo Postalis em nossos canais de comunicação oficiais. “Reafirmamos nosso compromisso com a transparência e o bem-estar de nossos participantes e assistidos”, completa Camilo.

Postalis dá posse a dois novos membros do Conselho Fiscal

Wesley Agutoli Biscari e Maria Viviane Londe assumem mandatos como suplentes indicados pela patrocinadora

Em cerimônia realizada nesta terça-feira (28) por videoconferência, o Postalis deu posse a dois novos integrantes de seu Conselho Fiscal, ambos indicados como suplentes pela patrocinadora: Wesley Agutoli Biscari assume o lugar de Vanessa Barbosa, que já ocupava a vaga de membro titular, e Maria Viviane Londe entra no lugar de Júlio Cesar Oliveira. O Conselho Fiscal é o órgão de controle interno do Instituto, composto por quatro membros efetivos e seus respectivos suplentes, sendo dois representantes da patrocinadora e dois eleitos pelos participantes, com mandatos de quatro anos.

O presidente do Postalis, Camilo Fernandes dos Santos, deu as boas-vindas aos novos integrantes e falou em nome do Instituto e dos demais diretores, Carlos Alberto Zachert e Walison de Melo Costa, também presentes na posse. “Mesmo na suplência, a responsabilidade não muda. O Conselho Fiscal cumpre um papel fundamental e essa diretoria preza pela independência e imparcialidade deste colegiado. Nosso segmento é dos mais fiscalizados do País e é bom que seja assim, porque traz tranquilidade ao participante e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, avaliou o presidente, lembrando também que já cumpriu o papel de conselheiro em outros fundos de pensão ao longo de sua carreira.

Os novos conselheiros também reafirmaram a importância de sua missão. “Em todo o Brasil há funcionários dos Correios aguardando essa poupança para uma aposentadoria mais digna. Vamos cuidar e fiscalizar para que esse direito seja garantido”, disse Wesley Biscari. “Há 40 anos o Postalis entrega segurança financeira aos nossos colegas e nos motiva ver que o Instituto está sendo gerido com sustentabilidade e transparência. É papel do Conselho Fiscal fiscalizar e apoiar para que isso seja possível”, declarou Maria Londe.

O presidente do colegiado, Fábio Geraldo Oliveira Conde, foi além do papel de fiscalização e controle. “Ajudamos a melhorar a governança, direcionada para a transparência, para um Instituto que busca recuperar sua imagem externa e internamente”, reforçou. O conselheiro eleito José Olibério Alves também cumprimentou os novos colegas. “Nossa tarefa é facilitada quando estamos unidos em um mesmo propósito.”