A Gerência de Benefícios informa o cronograma para inclusão dos requerimentos de concessão, prorrogação e manutenção de Benefícios para a folha de JULHO/2024 com previsão de crédito do pagamento em 31/07/2024 (quarta-feira).
FIQUE ATENTO(A)!
A Gerência de Benefícios informa o cronograma para inclusão dos requerimentos de concessão, prorrogação e manutenção de Benefícios para a folha de JULHO/2024 com previsão de crédito do pagamento em 31/07/2024 (quarta-feira).
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Mudanças já aprovadas pelos órgãos estatutários aguardam 30 dias para envio à Previc
O Postalis comunica aos seus participantes e assistidos que o texto contendo as propostas de alteração do Estatuto está disponível na área restrita para participantes (Postalis Online), conforme prevê parágrafo único, do inciso V, do artigo 3º da Resolução Previc nº 32, de 04/12/2019, e o inciso I do artigo 152 da Resolução nº 23, de 14 de agosto de 2023, e §4º do artigo 5º da Resolução CNPC nº 06, de 15/11/2011.
A proposta detalhada pode ser acessada na aba Transparência – Proposta de Alteração do Estatuto, onde os participantes encontrarão o quadro “de/para” com as mudanças propostas e as devidas marcações. Todas as alterações no Estatuto já foram aprovadas pelos órgãos estatutários competentes do Postalis.
O período de consulta é de 30 dias, após o qual a proposta será enviada à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) para autorização final. O novo Estatuto só entrará em vigor após a expressa autorização da Previc, conforme estipulado pelo inciso I, do artigo 33º da Lei Complementar 109 de 29 de maio de 2001.
A motivação para estas alterações é a necessidade de adequação aos normativos vigentes, conforme orientado pela Previc em sua ação de monitoramento. O Postalis reforça seu compromisso com a transparência e a conformidade regulatória, garantindo que todos os participantes e assistidos estejam plenamente informados e possam acompanhar de perto as mudanças propostas.
Com objetivo de promover um ambiente mais diverso e inclusivo, o Postalis realizou uma ação sobre o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ comemorado nesta sexta-feira (28), para todo o Instituto, com a participação do palestrante Gabriel Borba, advogado e especialista no assunto e membro da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/DF.
Em referência à data e entendendo a necessidade de reflexão, a palestra trouxe ao debate um panorama sobre a atuação judicial no reconhecimento de direitos da comunidade LGBTQIA+ nos últimos 10 anos e os desafios ainda por resolver. Trouxe também o compromisso coletivo no combate à LGBTfobia.
A iniciativa visa reforçar a luta de toda a comunidade em busca de igualdade de direitos e respeito à liberdade de orientação sexual e identidade de gênero.
“Como presidente desta instituição, quero reafirmar nosso compromisso com a diversidade e a valorização da individualidade de cada um de nossos trabalhadores. Acreditamos que a diversidade é um dos pilares fundamentais para a construção de um ambiente de trabalho saudável e próspero”, declara Camilo Fernandes dos Santos.
O Postalis valoriza a importância da igualdade e do respeito a todas as pessoas e reafirma seu compromisso com a Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) . A nova gestão do Postalis acredita que todos devem ser tratados com dignidade e terem seus direitos respeitados e garantidos, tanto dentro como fora do ambiente de trabalho.
Nossa política de DEI visa criar um ambiente seguro e acolhedor para todos os trabalhadores, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero. Adotamos o compromisso de promover e respeitar a diversidade em todas as suas formas e estamos criando mecanismos institucionais para combater qualquer forma de discriminação ou preconceito.
Neste Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, convidamos todos a refletirem sobre a importância da igualdade e do respeito à diversidade. Vamos continuar trabalhando juntos para construir uma sociedade mais inclusiva, onde todos possam viver com liberdade, dignidade e respeito. O Postalis se orgulha em ser um aliado na luta pela igualdade e pelos direitos LGBTQIA+.
A Gerência de Benefícios informa que os contracheques do mês de junho/2024 já estão disponíveis para consulta no Postalis Online e no Aplicativo do Postalis.
Os benefícios serão creditados no dia 28/06/2024, até as 17 horas.
ATENÇÃO! Lembramos aos participantes que o adiantamento de 40% do abono anual (13º) para os aposentados e pensionistas que recebem benefício de renda vitalícia do Postalprev também está sendo creditado nesta data.
Aposentados e Auxílio-Doença
Para consultar o seu contracheque e imprimi-lo a qualquer momento, siga as orientações abaixo:
1.Acesse o Postalis Online: https://goo.gl/jk5DgT
2. Informe CPF, matrícula e senha;
3. No Menu à esquerda, clique em “Benefícios” e selecione a opção “Solicitações/Contracheques”;
4. Selecione o mês de referência contracheque;
5. Clique em “Gerar”;
6. Caso queira imprimir, basta clicar no ícone da impressora, no alto à esquerda.
Veja o tutorial “como gerar o contracheque pelo Postalis Online”: https://goo.gl/RhYg9D
Pensionistas
Para consultar o seu contracheque e imprimi-lo a qualquer momento, siga as orientações abaixo:
1. Acesse o link do autoatendimento: https://bit.ly/2wZxU2p
2. Informe CPF e data de nascimento (dados do recebedor da pensão) e clique em “Confirmar”
3. Informe o TOKEN (código de validação) enviado por SMS para o celular cadastrado e depois clique em “VALIDAR TOKEN”
4. Depois de validado o TOKEN, você será direcionado à página do pensionista
5. Na área restrita, no centro da página clique na parte “contracheque / comprovantes / recebedores”
6. Em contracheques, selecione o mês que deseja consultar e clique em “gerar” para baixar o documento
Palestra de capacitação reforça o compromisso das instituições
Nesta quarta-feira (26), o Postalis recebeu o Data Protection Officer (DPO) dos Correios, Leonardo Resende, e a gerente Kellen Macena Soares para ministrarem uma palestra direcionada aos Curadores de Dados sobre a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei n.º 13.709/2018). O presidente Camilo Fernandes dos Santos prestigiou o evento em nome da Diretoria-Executiva.
Na abertura, o presidente Camilo dos Santos, ressaltou: “A sinergia entre Postalis e Correios é fundamental para assegurar que todas as normas da LGPD sejam rigorosamente seguidas, protegendo assim os dados de nossos participantes.” Ele destacou a importância dessa abordagem conjunta: “Estamos comprometidos em manter um diálogo constante com a patrocinadora Correios, garantindo que nossas ações estejam sempre alinhadas às melhores práticas de mercado.” O presidente ainda acrescentou que essa sinergia não só ajuda na conformidade regulatória, mas também fortalece a confiança dos participantes e assistidos no manejo de seus dados.
O Postalis, comprometido em fortalecer a LGPD nos próximos três anos, criou a Gerência de Segurança e Proteção de Dados (GSP). Essa nova gerência apoiará o Encarregado de Dados (DPO) na disseminação da cultura de Segurança e Proteção de Dados Pessoais e na defesa do instituto junto à Autoridade Nacional de Proteção de Dados. Além disso, dará suporte às áreas de negócios e acolherá os participantes e assistidos na proteção de seus dados pessoais.
Durante a palestra, Leonardo Resende apresentou um panorama detalhado da evolução da LGPD nos Correios, destacando as etapas, os conceitos e as implementações ao longo dos anos. Ele enfatizou a importância de educar os funcionários para criar uma cultura corporativa de segurança e proteção de dados. “A parceria entre instituições é essencial para o sucesso na proteção de dados, e o exemplo de Postalis e Correios é um modelo a ser seguido”, afirmou Resende. Ele também mencionou exemplos práticos de como os Correios têm trabalhado para sensibilizar todos os níveis da organização, desde a alta gerência até os colaboradores operacionais, sobre a importância da proteção de dados.
Os Curadores de Dados, responsáveis pela LGPD em suas respectivas áreas, foram o público-alvo da palestra. Eles têm a missão de verificar e reportar problemas, riscos e melhorias, garantindo uma presença constante de segurança e proteção de dados no dia a dia.
A palestra marcou um importante passo para o Postalis em sua adequação às normas da LGPD, evitando sanções e multas, e reforçando os laços com os Correios para criar um ambiente seguro e confiável para todos os envolvidos.
Reunião com Líder do Governo visa preservar Entidades e corrigir distorções dos PLPs 068/2024 e 108/2024
O Postalis marcou presença na recente reunião em Brasília com o líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), para discutir a Reforma Tributária. Representado pelo presidente Camilo Fernandes dos Santos, a entidade reforçou a necessidade de ajustes nos PLPs 68/2024 e 108/2024 para proteger as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs) da tributação indevida.
Camilo Fernandes destacou a importância da mobilização: “O Postalis e outros fundos de pensão não são instituições financeiras. Nossa missão é garantir a segurança dos nossos participantes e assistidos. Nossa inclusão no rol de serviços financeiros vai contra esse objetivo e coloca em risco a sustentabilidade dos nossos planos”, afirmou.
A reunião contou com a participação de diversas fundações, além da Abrapp, Anapar e Ancep, que se uniram para apresentar proposta de emenda e garantir que as EFPCs sejam tratadas de acordo com sua natureza específica e não lucrativa. A articulação busca evitar que a tributação indevida comprometa os benefícios previdenciários dos participantes.
O Postalis continuará acompanhando as discussões e trabalhando para que as necessidades do setor sejam atendidas, garantindo a segurança e sustentabilidade dos planos de previdência complementar no Brasil.
Outras agendas estão sendo marcadas com diversos atores dentro do Congresso e Ministérios para sensibilizar parlamentares e equipes técnicas sobre a necessidade de ajuste no texto dos projetos.
Diretor Carlos Zachert é um dos moderadores no evento promovido pela Abrapp
Nesta quarta-feira (26), começa a 13ª edição do seminário “Gestão de Investimentos nas EFPC’s”, promovido pela Abrapp, que visa capacitar as Entidades Fechadas de Previdência Complementar a desenvolverem políticas e estratégias de investimento sólidas.
O evento, com duração de dois dias, proporcionará uma análise abrangente do panorama global, oferecendo insights valiosos sobre as práticas e estratégias de investimento mais eficazes.
O Postalis está representado pelo Diretor de Investimentos, Carlos Alberto Zachert e pelo Diretor de Gestão Previdencial, Walison de Melo Costa. Zachert inclusive moderará o Painel 5: Investimentos Alternativos – Oportunidades, Desafios e Estratégias para Diversificar Portfólios (Parte 1), que ocorrerá nesta quarta-feira, das 16h30 às 18h30.
Carlos Zachert acredita que os convites para participar de eventos demonstram a renovação de governança que o Postalis tem seguido. “Estamos firmes no propósito de resgatar a imagem do nosso Instituto com a implantação das melhores práticas e controles aplicados e, consequentemente, os frutos deste trabalho estão a aparecer”, ressalta.
Para o diretor de Gestão Previdencial, Walison Costa, o evento é crucial para aprofundar o entendimento sobre estratégias de investimento eficazes e tendências atuais do mercado. “Como dirigente do Postalis, a atualização constante e o intercâmbio de conhecimentos são essenciais para otimizar a administração dos recursos dos nossos planos de benefícios. O networking com outros líderes do setor também proporciona insights valiosos para aprimorar nossas práticas”, concluiu.
Para mais detalhes sobre a programação, acesse: Abrapp – 13º Seminário de Gestão de Investimentos nas EFPC.
Nesta segunda-feira (24), Brasília foi palco do seminário “O Ato Regular de Gestão e a Supervisão e Gestão Baseada em Riscos”, voltado para dirigentes de Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC). O evento capacitou os gestores sobre a importância do ato regular de gestão, promovendo segurança jurídica e estabilidade nas decisões, além de reforçar a governança corporativa, responsabilização e melhores práticas de gestão.
O Postalis foi representado pelo presidente Camilo Fernandes dos Santos, pelo diretor de Investimentos, Carlos Alberto Zachert e pelo Diretor de Gestão Previdencial, Walison de Melo Costa.
A programação contou com palestras de nomes renomados do setor como: Jarbas Antônio de Biagi, Diretor-Presidente da Abrapp, Ricardo Pena Pinheiro, Diretor-Superintendente da PREVIC, Paulo Roberto dos Santos, Secretário dos Regimes Próprio e Complementar do Min. da Previdência Social, Marcel Juviniano Barros, Diretor Presidente da Anapar e Alcinei Cardoso Rodrigues, Diretor de Normas da PREVIC.
Segundo o presidente Camilo dos Santos o encontro serviu para aprimorar a busca pela melhoria contínua nas práticas de gestão. “Estes eventos sempre são válidos e asseguram uma administração previdenciária eficaz e transparente com as discussões sempre pertinentes de assuntos caros ao setor”, completou.
Para mais informações sobre a programação, acesse o site da Abrapp.