Plano BD
O BD foi o primeiro plano oferecido pelo Postalis a seus participantes. É um plano na modalidade Benefício Definido, em que participantes e patrocinadora contribuem solidariamente para os benefícios programáveis e de risco. De modo geral, é um plano que proporciona um benefício de complementação de aposentadoria, na forma de renda vitalícia, cujo valor depende da média salarial e do valor do benefício pago pelo INSS.
Em 2008, o BD foi saldado e fechado para novas adesões. Para os participantes ativos, o saldamento determinou o valor do benefício proporcional acumulado até aquela data- o BPS ( Benefício Proporcional Saldado). O BPS foi apurado por meio da aplicação de um fator de proporção sobre o valor do benefício integral a que o participante teria direito caso, na data do saldamento, já tivesse cumprido todas as carências de elegibilidade previstas no regulamento. O BPS, portanto, é o valor do benefício a que o participante terá direito no futuro. Para os aposentados e pensionistas nada mudou.
O BD atualmente tem dois equacionamentos de déficit em curso e um déficit a equacionar. O Postalis está estudando uma estratégia previdenciária mais adequada para o tratamento do desequilíbrio do Plano BD.