O Postalis enviou nesta terça-feira, ao jornal Valor Econômico, esclarecimentos sobre as questões apresentadas em relação ao relatório de auditoria interna tratado na matéria.
Todavia, o jornal não levou em consideração a totalidade da resposta enviada.
Conforme nota publicada no site do Instituto, em 07/07, a Diretoria Executiva criou um Grupo de Trabalho com o objetivo de revisão dos contratos, tomando por base a priorização dos serviços prestados/contratados, do custo-benefício, da saudável rotatividade e da possibilidade de internalização desses serviços, com vistas à racionalização dos custos. Portanto, os contratos citados na matéria, não foram encerrados devido aos apontamentos feitos pelo relatório da auditoria.
Cabe esclarecer que, a cerca de um mês, a diretoria responsável pelas referidas contratações encaminhou documento respondendo e esclarecendo aos apontamentos do relatório da auditoria, para os conselhos Deliberativo e Fiscal, Auditoria Interna e Presidência do Instituto (na época ocupada pelo senhor Paulo Furtado).
O documento demonstra que o procedimento das contratações seguiu rigorosamente as normas pertinentes e que os processos tramitaram por diversas áreas do Instituto, principalmente Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo.
O Instituto, zelando pelas melhores práticas de governança, confere à sua auditoria interna total liberdade para que se manifeste de forma livre e independente.